PHAM MINH MÂN, Jean-Baptiste (1934-


Data de nascimento: Nasceu na CA Mau, da diocese de Cân Tho (Cu Lao Gien), no Vietnã, em 1934. Seu primeiro nome em seu idioma natal é Gioan Baotixita.

Educação: Cursou estudos no Seminário Menor de Cân Tho, assim como também no Seminário Maior São José de Saigón (hoje Hôchiminh Ville), onde estudou filosofia e teologia. Obteve seu mestrado em educação em 1971, nos Estados Unidos. Além de sua língua natal, fala francês e inglês.

Sacerdócio: Ordenado em 25 de maio de 1965, foi incardinado na diocese de Cân Tho. Foi em seguida professor no Seminário Menor de Cân Tho, e posteriormente, entre 1968 e 1971, cursou estudos nos Estados Unidos. Depois de sua estada na América, retornou a seu país e foi nomeado professor no Seminário Menor de Cân Tho, até a invasão

comunista de 1975. A partir do ano 1983 e até 1993, ocupou o cargo de Reitor do Seminário Maior de Cân Tho para as diocese de Cân Tho, Vinh Long and Long Xuyen.

Episcopado: Eleito Bispo coadjutor de My Tho em 22 de Março de 1993. Consagrado em Cân Tho em 11 de agosto do mesmo ano por Emmanuel Lê Phong Thuân, Bispo de Cân Tho. Foi promovido à sé metropolitana de Thàn-Phô Hô Chi Minh (Hôchiminh Ville), em 1 de março de 1998. Entre 30 de setembro e 27 de outubro de 2001, assistiu à X Assembléia Ordinária do Sínodo de Bispos na Cidade do Vaticano.

Cardinalato: Criado Cardeal sacerdote no Consistório de 21 de outubro de 2003. Em 21 de outubro recebeu o barrete vermelho o título de S. Giustino. O governo do Vietnã expresso seu descontentamento porque o Vaticano não pediu permissão para elevar o Arcebispo ao Cardinalato e indicou que não reconheceria a promoção; quatro dias mas tarde, retratou-se e acolheu a nomeação.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.