Brasília 03 de janeiro de 2005
A todos os Arcebispos e Bispos de Brasil em sua sede
Caro Irmão no Episcopado
Na festa do Natal do Senhor, o mundo foi surpreendido com as imagens chocantes do maremoto no sudeste da Ásia. Foram dezenas de milhares de mortos, centenas de milhares de feridos e milhões de desabrigados. Um rastro de destruição e desolação marcou vários países daquela região da Terra.
Sentimos o desaparecimento de tantos irmãos e irmãs e os recomendamos à misericórdia e bondade de Deus nosso Pai.
Pensamos também os milhões de sobreviventes atingidos pela perda de familiares e amigos, pela destruição de suas casas e a perda de tudo, o que lhes causa não pouco desconforto. Esta catástrofe seja uma ocasião para que todo mundo possa vencer egoísmos e viver a solidariedade de irmãos.
Graças a Deus, a solidariedade internacional já está em andamento, levando os primeiros socorros e promovendo as intervenções mais urgentes. Mas é fácil imaginar que as populações atingidas ainda precisarão de muita ajuda para superar as conseqüências daquele desastre natural e para normalizar a vida.
Por isso, pedimos que a CÁRITAS BRASILEIRA seja o ponto de referência para receber as doações em dinheiro provenientes de coletas promovidas pelas Dioceses para socorrer os flagelados. Sugerimos também ao Caro Irmão, a mobilização das paróquias e demais comunidades diocesanas e religiosas no sentido de pedir orações e fazer coletas especiais a serem encaminhadas aos bispos das regiões atingidas.
É conveniente divulgar o número da Conta da CARITAS BRASILEIRA para que outras entidades e organizações, se desejarem, possam também fazer suas doações.
CONTA DA CARITAS BRASILEIRA:Banco do Brasil – Ag 3475-4 – CC 39.000-3
No início deste novo ano, aproveitamos a ocasião para lhe desejar toda bênção e proteção de Deus.
Em Cristo, fraternalmente,
Dom Geraldo Majella Agnelo, Presidente da CNBB
Dom Antonio Celso de Queirós, Vice-Presidente da CNBB
Dom Odilo Pedro Scherer, Secretário-Geral da CNBB