V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe
de 13 a 31 de maio de 2007 · Aparecida - Brasil
Entrevista com Padre David Gutiérrez, Responsável General de Comunicações do CELAM
Entrevista realizada pela ACI Digital
8 de maio de 2007
ACI Digital: O que podemos esperar desta visita do Papa ao Brasil?
Pe. David Gutiérrez: A visita do Papa ao Brasil é originada porque ele deve inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Esta visita vai estar dividida em duas etapas: a primeira é uma etapa brasileira que vai começar com a chegada e a saudação que vai dar o Santo Padre no Mosteiro de São Bento, depois virá o encontro com o Presidente e na sexta-feira a canonização do primeiro santo nascido no Brasil que é Frei Antonio da Sant'Anna Galvão; e terá também um encontro com os bispos do Brasil.
Depois da sexta-feira a viagem se transforma em viagem internacional a América Latina porque tem já a característica ou a categoria do início da V Conferência. O Papa vai ter pois um encontro dentro do Santuário Mariano de Aparecida para a recitação do Terço e no domingo dia 13 vai ter a grande Missa de inauguração e a sessão inaugural da V Conferência.
ACI Digital: Como vê o ambiente ante a visita de Bento XVI?
Pe. David Gutiérrez: O entusiasmo que vimos aqui é bastante grande tanto em São Paulo e sobretudo em Aparecida que é uma cidade pequena de 30 mil habitantes. A cidade virtualmente toda está preparada para a visita do Papa e também está pensando nos 18 dias seguintes da V Conferência .
Há um ambiente de muita oração, de muita entrega. Eu acredito que a V Conferência vai ser um momento de graça tanto para os participantes como para os que vão seguir diretamente este evento através dos meios de comunicação.
No discurso de abertura que pronunciará o Santo Padre haverão alguns temas que podemos dizer saltarão à vista; de fato por exemplo o que o Papa tenha decidido ir à Fazenda da Esperança, que é um lugar onde se recuperam dependentes químicos é uma mensagem muito positiva e representativa para os jovens.
Brasil, tanto em nível de Igreja como a nível social, resume o que se vive virtualmente em toda a América Latina, com níveis de grande desigualdade. A Igreja mesma que tem um compromisso forte sobre tudo em setores mas pobres. A mensagem que estamos esperando do Santo Padre é de grande expectativa porque é a primeira vez que vai estar na América Latina.
Esperamos que esta mensagem nos indique que é o que o Papa tem no coração com respeito a este continente onde esta a metade de católicos do mundo.
O povo brasileiro tem uma grande energia muito própria e ao ir aproximando os dias, a alegria foi acrescentando-se e acreditam que vai ser um grande êxito a visita ao Brasil.
ACI Digital: Que espera da V Conferência Geral? Quais serão os grandes temas a tratar?
Pe. David Gutiérrez: O interessante da Conferência Geral é que a única agenda é a que nos deu o Papa; Discípulos e Missionários de Jesus Cristo. Para que n'Ele os povos tenham vida, tema do qual saem dois eixos de trabalho. O primeiro, Discípulos e Missionários, que fala para o interior da Igreja. Os bispos têm muito interesse de analisar a situação interna da Igreja sobre tudo considerando que a metade de católicos do mundo provém da América Latina e que esse número está diminuindo. No Brasil esse número está diminuindo de maneira acelerada.
E a outra é olhar a sociedade latino-americana com as dificuldades sócio econômicas, políticas, que tem. Então os bispos pela tradição mesma latino-americana darão pautas pastorais para apoiar os trabalhos de superação das pessoas. O fato de que o lema diga "para que n'Ele os povos tenham Vida" quer dizer que quer melhorar as condições de vida das pessoas em situações de toda índole.
As outras conferências tinham uma temática como mais operativa. Este tema busca centrar o cristão, o fiel em um contexto particular e fazer que este cristão atue. Por isso é importante o que irão falar os bispos nestes dias porque apontam diretamente a analisar a formação que está dando aos católicos e o compromisso efetivo que têm.
A novidade fundamental desta Conferência é que terminará com o lançamento de uma grande Missão Continental. O que quer é renovar a fé de todos os católicos e prepará-los para que respondam a esta grande iniciativa continental. Os laicos devem estar pendentes do que vai acontecer na Conferência para que desde já se envolvam em sua diocese, nos distintos países que tanto queremos, neste continente latino-americano.