Deus nosso Senhor quer que a cada semana dediquemos a ele um dia de festa para dar-lhe glória e para nosso bem e descanso.
Esse dia já não é o Sábado como no Antigo Testamento, mas sim no Domingo, porque é o dia em que Jesus Cristo ressuscitou glorioso do sepulcro.
Os Apóstolos começaram a celebrar neste dia da Ressurreição e a Igreja colocou neste mesmo dia a obrigação de escutar a Missa inteira todos os domingos e feriados religiosos de preceito juntamente com o descanso dominical.
Quando não há sacerdote ou existe algum impedimento grave para assistir à Santa Missa, deve-se procurar participar em uma liturgia ou em orações especiais ao Senhor ; além disso deve-se santificar e observar o descanso dominical.
O que nos manda o terceiro mandamento da Lei de Deus?
O terceiro mandamentos da Lei de Deus nos manda participar da Missa nos domingos e demais feriados religiosos de preceito, observando o descanso dominical; e quem voluntariamente falta a esta obrigação comete pecado grave.
O que quer dizer descanso dominical?
Descanso dominical quer dizer que nos domingos e feriados religiosos de preceito devemos nos abster daqueles trabalhos que nos impeçam de dar culto a Deus, gozar da alegria do dia do Senhor ou desfrutar do devido descanso da mente e do corpo.
Quais são as festas religiosas de preceito?
1º
de janeiro: A Maternidade divina da Virgem Maria.
1º de novembro: Todos os Santos.
8 de dezembro: A Imaculada Conceição da
Virgem Maria.
25 de dezembro: O Nascimento do Senhor.
E as próprias do calendário de cada país,
como podem ser Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro),
Finados (2 de novembro)
O que deve ser feito quando não há Santa Missa ou alguma causa grave nos impeça de assistir a ela?
Quando não há Santa Missa ou uma causa grave nos impeça de assistir a ela, recomenda-se vivamente participar em uma liturgia da palavra, ou permanecer em oração durante um tempo conveniente, individualmente, em família ou em grupo de famílias.