Só Deus é dono da vida humana. Os homens devem respeitá-la.Matar voluntariamente um ser humano inocente é pecado, quer seja por homicídio, suicídio, eutanásia, violência, guerra injusta ou aborto, ainda que o cadáver seja muito pequeno.
É também pecado contra o quinto mandamento: odiar, guardar rancor, inimizade, desejar o mal, insultar, olhar com maus olhos e escandalizar.
O próprio do cristão é amar, porque Deus é amor. Se aprendemos a amar, não nos custará perdoar de coração quando alguém nos ofende. Isto não impede o direito e o dever da pessoas e da sociedade à legítima defesa. Por isso, as legítimas autoridades podem impor justas penas aos agressores e inclusive, recorrer á pena de morte em caso de extrema gravidade, esgotados todos os meios incruentos que seriam mais conformes com a dignidade da pessoa humana.
O que nos manda o quinto mandamento da Lei de Deus?
Nos manda amar e respeitar a vida humana, desde o momento da concepção até o seu término natural, porque a pessoa humana foi amada por Deus por si mesma, por tê-la feito a sua imagem e semelhança.
Quem peca contra si mesmo, segundo o quinto mandamento?
Peca contra si mesmo, quem tira a própria vida através do suicídio ou se mutila, quem põe em perigo sua vida sem necessidade, quem se embriaga ou se droga e quem por desesperação deseja a própria morte.
O aborto é pecado grave?
Sim, o aborto é um pecado grave porque trata-se de um crime, já que consiste em matar a uma pessoa inocente, ainda que o cadáver seja muito pequeno.
A eutanásia é pecado?
Sim, a eutanásia é pecado grave porque, definitivamente, é matar uma pessoa.
O que é o escândalo?
O escândalo é toda palavra, ato ou omissão que incita a outros a pecar.