Na Audiência Geral de hoje celebrada no Salão Paulo VI no Vaticano, o Papa Bento XVI apresentou a figura e o pensamento de São Paulino de Nola, Bispo contemporâneo de Santo Agostinho, destacando que "a teologia de nosso tempo encontrou no conceito de comunhão a chave para entrar no mistério da Igreja".

Prosseguindo sua catequese sobre os Padres Apostólicos, o Santo Padre explicou ante milhares de paroquianos que no a vida do santo, em sua juventude governador de Campania, no sul da Itália, o contato "com a fé singela e intensa" do povo foi o início de seu caminho de conversão, cheio de numerosas dificuldades e provas.

"O encontro com Cristo foi o ponto de chegada de um caminho árduo", durante o qual uma série de circunstâncias adversas "fizeram-lhe ver a expiração das coisas", assinalou o Pontífice durante sua catequese.

Depois da morte de seu filho recém-nascido, decidiu junto a sua mulher, Terasia, dar seus bens aos pobres, viver em casta fraternidade e fundar uma comunidade monástica. Sua atividade pastoral se caracterizou, recordou o Pontífice, "por sua atenção particular para os pobres", deixando a imagem de um "autêntico pastor da caridade".

"Sua conversão impressionou a seus contemporâneos, que lhe reprovavam o desprezo pelos bens materiais e o abandono de sua vocação de literato", assinalou o Papa. E Paulino replicava que "sua entrega aos pobres não significava desprezo pelos bens terrenos, mas pelo contrário, valorizá-los ainda mais para o fim mais alto da caridade".

Assinalou deste modo que em seus escritos, São Paulino "destaca em particular o sentido da Igreja como mistério de unidade. Vivia a comunhão sobre tudo através de uma decidida prática da amizade espiritual" e "é impressionante a ênfase com que o santo canta a amizade como manifestação do único corpo de Cristo animado pelo Espírito Santo".

Finalmente, Bento XVI destacou que "a teologia de nosso tempo encontrou no conceito de comunhão a chave para entrar no mistério da Igreja".

"O testemunho de São Paulino de Nola nos ajuda a sentir a Igreja como nos apresenta isso o Concílio Vaticano II, como sacramento da união íntima com Deus e da unidade de todo o gênero humano", concluiu.