O Papa Bento XVI recordou durante a oração dominical do Ângelus, que a Quaresma deve ser para os cristãos um tempo de "combate espiritual" contra o mal, acompanhado da presença e do chamado da Virgem de Lourdes.

 

Depois de perguntar o que significa ingressar na Quaresma, o Santo Padre respondeu que "significa iniciar um tempo de particular compromisso no combate  espiritual que nos opõe ao mal  presente no mundo, em cada um de nós e ao redor de nós. Quer dizer olhar ao mal na cara e dispor-se a lutar contra seus efeitos, sobre tudo contra as causas, até a causa última, que é Satanás. Significa não descarregar os problemas do mal sobre os outros, sobre a sociedade ou sobre Deus, porém reconhecer as próprias responsabilidades e as assumir conscientemente".

 

Bento XVI explicou que nisto consiste "carregar a cruz", que "por pesada que for, não é sinônimo de uma desgraça que terá que evitar ao máximo, porém uma oportunidade para ficar e seguir a Jesus e assim adquirir força na luta contra o pecado e o mal".

 

O Papa explicou que entrar na Quaresma significa "renovar a decisão pessoal e comunitária de enfrentar o mal junto com Cristo. O caminho da Cruz é portanto o único que conduz à vitória do amor sobre o ódio, do compartilhar sobre o egoísmo, da paz sobre a violência".

 

"A Quaresma é verdadeiramente uma ocasião de forte compromisso ascético e espiritual baseado na graça de Cristo", adicionou.

 

O Pontífice recordou logo que a Quaresma coincide este ano com o  150° aniversário das aparições em Lourdes, onde a Mãe se revelou a Santa Bernardette Soubirous como "A Imaculada Concepção".

 

"A mensagem que a Mãe segue difundindo em Lourdes nos recorda as palavras que Jesus pronunciou precisamente ao início de sua missão pública  e que escutamos mais freqüentemente nestes dias de Quaresma: 'Convertam-se e acreditem no Evangelho', orem e façam penitência".

 

"Acolhamos o convite de Maria que ecoam o de Cristo e peçamos-lhe ingressar com fé na Quaresma, para viver este tempo de graça com alegria interior e compromisso generoso," disse o Papa.