O Arcebispo de Kansas City, Dom  Joseph F. Naumann, admoestou publicamente à governadora de Kansas, Kathleen Sebelius, por ter vetado uma lei que restringia o aborto e lhe pediu abster-se de comungar.

Conforme informou o periódico diocesano The Leaven, o Arcebispo considera que o abortismo de Sebelius –potencial candidata a vice-presidência nacional pelo Partido Democrata- transmite a falsa idéia de que a defesa da vida é um ensinamento opcional da Igreja.

Sebelius, que se declara católica, recebeu donativos para sua campanha eleitoral de George Tiller, um médico que pratica abortos tardios e é processado atualmente pela Corte Suprema de Kansas por ter violado supostamente as leis do estado sobre estas práticas anti-vida.

O Arcebispo pediu a Sebelius que se abstenha de receber a comunhão até que mude sua postura a favor do aborto.

Sebelius vetou uma lei que exigia às clínicas abortistas informar às mulheres que desejam abortar sobre o desenvolvimento de seu filho não nascido e as alternativas ao aborto. Kansas é conhecido como o centro dos abortos tardios no centro oeste dos Estados Unidos.

Dom Naumann revelou que se reuniu várias vezes com a governadora nos últimos meses para lhe explicar as “graves conseqüências morais e espirituais de suas ações públicas com as que cooperou à prática de abortos em Kansas”. Entretanto, a governadora persiste em sua promoção do aborto e desafia os ensinamentos da Igreja ao aproximar-se a receber a comunhão em uma paróquia da arquidiocese.