Ao receber aos participantes na sessão plenária do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes, que nestes dias refletiram sobre o tema: "A família emigrante e itinerante", o Papa Bento XVI destacou a necessidade de acolher com caridade aos emigrantes, mas usou a oportunidade para abordar o tema da importância do  matrimônio e a família.
Depois de reafirmar que "a solicitude da Igreja pela família emigrante não diminui o interesse pastoral por aquela itinerante", o Santo Padre sublinhou que "a família é a célula originária da sociedade, que não se pode destruir, senão que se deve defender com valentia e paciência. Representa a comunidade em que alguém se forma da infância para adorar e amar a Deus, aprendendo a fazer bom uso da liberdade na verdade".
Referindo-se posteriormente ao "vínculo profundo" entre os Sacramentos da Eucaristia e do Matrimônio, dado que "a liturgia prevê que este último se celebre no centro da celebração eucarística", o Papa assinalou que os maridos "devem inspirar seu comportamento segundo o exemplo de Cristo, que  amou à Igreja, e se entregou a si mesmo por ela".
"Este supremo gesto de amor se repete em cada celebração eucarística. Por isso, de maneira conveniente, a pastoral familiar terá em consideração este sacramento como referência de fundamental importância", adicionou o Papa.
O Pontífice prosseguiu explicando que "aquele que assiste a Missa -e se deve facilitar a celebração também para os emigrantes e itinerantes- acha na Eucaristia um forte vínculo com a própria família, com o próprio matrimônio, e se sente animado a viver sua situação em perspectiva de fé, procurando na graça divina a força necessária para obtê-lo".
O Papa concluiu destacando que "a mobilidade humana representa, no atual mundo globalizado, uma fronteira importante para a nova evangelização" e neste sentido alentou aos membros e consultores do dicastério a "seguir com renovado empenho sua tarefa pastoral".