Buenos Aires, 3 de mai de 2009 às 20:54
O Arcebispo emérito de Resistencia, Dom Carmelo Giaquinta, pediu aos sacerdotes revisar com humildade a prédica dominical para que esta mostre aos fiéis a presença real de Cristo na Eucaristia.
Em uma recente reflexão, o Prelado assinalou que na Missa dominical os cristãos não só se congregam para recordar “a um ser maravilhoso”, mas sim “nos reunimos com o mesmo Jesus, morto e ressuscitado”. “Se quando explicamos o preceito dominical, mostramos isto, e sobre tudo, se fizéssemos que as pessoas gostassem... Quem não gostaria de estar com Jesus morto e ressuscitado?”, perguntou.
Nesse sentido, disse que se os cristãos “fogem muitas vezes da Missa dominical”, provavelmente se deva a “uma má catequese sobre o preceito dominical” ou a que “a celebração da Missa não sempre é festiva”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Giaquinta esclareceu que uma Missa “festiva” não é assim por ser “divertida” ou “espetacular”, porque “quando um se diverte se extroverte, e tira fora as tensões. Mas, quando uma pessoa festeja, goza da presença do outro, entra em sua intimidade, escuta-o e se enriquece”.
Por isso, o Arcebispo emérito pediu aos sacerdotes preparar com esmero a celebração dominical e “ter a humildade e a valentia de revisar, por amor a Cristo e ao povo de Deus, como preparamos a mesa da Palavra e cumprimos os domingos o ministério da predicação”.