O Ministro da Saúde, Trabalho e Políticas Sociais da Itália, Maurizio Sacconi, assinalou que a nova encíclica social do Papa Bento XVI, Caritas in veritate, constitui um ponto de referência muito importante ante a crise econômica atual e constata, ademais, "uma renovada hegemonia cultural da Igreja ante as ideologias exaustas".  

Em um artigo publicado no jornal oficioso do Vaticano, o L'Osservatore Romano, titulado "Crescimento econômico e justiça distributiva", Sacconi assinala que a Caritas in veritate "volta a propor a um mundo desorientado a necessidade de partir novamente da pessoa em sua integridade, em suas exigências e em sua extraordinária potencialidade como em suas projeções relacionais, desde a comunidade familiar até a territorial".

Para o Ministro, que participou do encontro "Além da ideologia da crise. O desenvolvimento, a ética e o mercado na 'Caritas in veritate'", organizado pela fundação "Magna Carta"; a encíclica "estabelece antes de mais nada um elo necessário entre o reconhecimento do valor da vida e o grau de vitalidade econômica e social em cada sociedade. Se prevalecer uma visão cética da vida se gera indevidamente uma menor propensão ao desenvolvimento, não só pelas conseqüências da baixa natalidade sobre o consumo e a capacidade produtiva; mas também pela incapacidade induzida pelo relativismo dos valores".

Depois de precisar ademais que este documento de Bento XVI "recorda oportunamente que não tudo o que é cientificamente possível é, de maneira automática, eticamente aceitável", Sacconi ressalta que, dado que o homem é o centro do desenvolvimento, "um mercado eficiente necessita de solidariedade e confiança mútua –ou coesão social– para funcionar".

Em resumo, acrescenta, o mercado deve promover a "justiça distributiva para reproduzir em uma sorte de círculo virtuoso as razões do crescimento". Este mercado, diz o Ministro, deve também exaltar a "liberdade responsável pelas pessoas físicas e jurídicas, a pluralidade das formas de empresa e o rol de subsidiariedade dos corpos intermédios".

"A doutrina social da Igreja confirma assim a confiança na economia social de mercado que sabe dar valor às pessoas no trabalho, aprecia –diremos nós laicamente– o capital humano e de tal modo gera competitividade e inclusão social", explica.

Finalmente, o Ministro italiano de Saúde, Trabalho e Políticas Sociais sublinha que a Caritas in veritate constata "uma renovada hegemonia cultural da Igreja sobre as ideologias exaustas que não souberam prever nem acautelar esta grande crise, e que tampouco parecem ser capazes agora de mostrar o caminho para sair dela".