Vaticano, 3 de jan de 2011 às 17:14
Ao presidir a oração do Ângelus deste domingo, o Papa Bento XVI se dirigiu aos mais de um milhão de espanhóis congregados em Madrid aos quais recordou que as famílias devem ser santuários de caridade e esperança onde se defenda e acolha sempre a vida.
Assim o indicou em sua mensagem aos espanhóis reunidos na Praça de Colombo em Madrid que celebram pelo quarto ano consecutivo a festa da Família, e cujo tema este ano era: "A família cristã, esperança para a Europa".
"Convido-lhes a serem fortes no amor e a contemplar com humildade o Mistério do Natal, que continua falando com coração e se converte em escola de vida familiar e fraterna", disse desde a Praça de São Pedro o Papa Bento.
"O olhar maternal da Virgem Maria, o amoroso amparo de São José e a doce presença do Menino Jesus são uma imagem nítida do que tem de ser cada uma das famílias cristãs, autênticos santuários de fidelidade, respeito e compreensão, nos que também se transmite a fé, fortalece-se a esperança e se aviva a caridade".
Por isso, "animo a todos a viverem com renovado entusiasmo a vocação cristã no seio do lar, como genuínos servidores do amor que acolhe, acompanha e defende a vida. Façam de suas casas um verdadeiro foco de virtudes e um espaço sereno e luminoso de confiança, no qual guiados pela graça de Deus se possa sabiamente discernir o chamado do Senhor, que segue convidando ao seu seguimento".
Finalmente encomendou "ferventemente à Sagrada Família de Nazaré os propósitos e frutos desse encontro, para que sejam cada vez mais as famílias nas que reine a alegria, a entrega mútua e a generosidade".