A edição de 15 anos do Festival Halleluya 2012, promovido pela comunidade católica Shalom em Fortaleza, bateu recorde de público de 1,17 milhões de pessoas nos cinco dias de evento. Realizado entre os dias 20 e 22 de julho, o maior festival de artes integradas do país coroou as atividades de comemoração dos 30 anos da comunidade Shalom, que este ano recebeu o reconhecimento pontifício definitivo de seus estatutos.

Entre as atrações do Festival estavam 22 bandas da música católica brasileira, que se apresentaram no palco principal, e 25 grupos artísticos, que participaram de uma competição durante o evento. Além disso, o Halleluya promoveu também um talk show para tirar dúvidas dos participantes e internautas sobre a Igreja. Os entrevistados foram sacerdotes convidados entre eles o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Outro ponto forte do Festival foi o incentivo à solidariedade. De acordo com o Hemonce, foram arrecadados 665 bolsas de sangue, 90 a mais que a edição de 2011, e feitos 242 cadastros de medula óssea. “Para nós, é uma satisfação enorme ter esta parceria com a Comunidade Shalom no Halleluya e esperamos continuar com este parceria por muitos anos” afirmou, satisfeita com os números, a coordenadora de Captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.

A doação de alimentos também foi uma ação solidária que deu resultados concretos. Números parciais da Defesa Civil apontam que a doação chegou a 5600 quilos de alimentos não perecíveis. As doações foram destinadas às vítimas da seca e aos projetos de Promoção Humana do Shalom, que atendem pessoas em situação de risco. De acordo com a Defesa Civil, 80% das cidades do Ceará decretaram estado de emergência.

O Festival Halleluya também foi um evento interativo. Durante os cinco dias, foram registrados mais de 200 mil acessos ao site oficial com picos de 2 mil acessos à webtv. O sucesso do Festival também contagiou as redes sociais. Por diversas vezes foi o assunto mais comentado no Trendig Topics do Twitter e mais de 18 mil pessoas citaram o Festival Halleluya no Facebook.

Segundo Vanderlúcio Souza, assessor de imprensa da comunidade Shalom, em declarações exclusivas a ACI Digital "O Festival Halleluya superou todas as nossas expectativas. O evento chegou à sua maturidade tornando-se o mais solidário do estado do Ceará e o maior festival de artes integradas do país".

"Nesta edição contamos com a presença de convidados muito especiais e referências na Igreja do Brasil como Dom Eduardo Pinheiro, Dom Odilo Scherer e Dom Orani Tempesta", partilhou o assessor e membro da comunidade católica Shalom, fundada em 1982 pelo leigo consagrado brasileiro Moysés Azevedo.

"Hoje o Festival Halleluya prestou contas com a sociedade e fez a entrega das seis toneladas de alimentos arrecadados. Também divulgou o número oficial de bolsas de sangue colhidas: 665, 60 a mais relação ao ano passado. Cada bolsa de sangue pode salvar até 3 vidas. Também efetivamos 200 cadastros de doadores de medula óssea", acrescentou.

Em primeira mão, o assessor de imprensa da Comunidade Shalom disse à nossa agência como será a próxima edição do evento no ano da JMJ Rio 2013.

“O Festival Halleluya 2013 acontecerá de 17 a 21 de julho e será o evento oficial da Semana Missionária da arquidiocese de Fortaleza. A grande novidade é que uma semana depois da realização do Halleluya em Fortaleza teremos uma edição do Festival na JMJ RIO2013”, concluiu Vanderlúcio.