A Praça de São Pedro no Vaticano já está com a sua tradicional árvore de Natal. Trata-se de um abeto branco de 24 metros de altura procedente do "Bosque os Abetos Soprani" cujo corte era necessário e já tinha sido programado.

A árvore provém de Pescopennataro, uma pequena localidade italiana de somente 360 habitantes situada na região de Molise, ao centro-sul do país, e espera-se que a sua iluminação seja feita no próximo dia 14 de dezembro pela manhã.

Nesse mesmo dia, está programado que o Papa Bento XVI receba em audiência aos representes da comunidade de Pescopennataro.

Conforme indicou a Rádio Vaticano, uma vez terminado o Natal, a madeira da árvore será doada a associações caritativas que elaboram brinquedos para crianças.

Em numerosas ocasiões o Santo Padre explicou o significado do abeto no Natal. Em 17 de dezembro de 2010, assinalou que esta árvore "enriquece o valor simbólico do presépio que é mensagem de fraternidade e de amizade, um convite à unidade e à paz, a dar lugar na nossa vida e na sociedade a Deus que nos oferece seu amor onipotente através da frágil figura de um Menino porque quer que respondamos ao seu amor livremente com nosso amor".

Por outro lado, em 14 de dezembro de 2007, também recordou que é "símbolo do Natal de Cristo porque com suas folhas sempre verdes chama à vida que não morre".

"A árvore e o presépio são elementos daquele clima típico do Natal, que forma parte do patrimônio espiritual das nossas comunidades. É um clima impregnado de religiosidade e de intimidade familiar, que devemos conservar também na sociedade atual, onde às vezes parece prevalecer o consumismo desenfreado e a busca de bens materiais", disse.

Temos que esperar alguns dias para poder ver a Praça de São Pedro em todo seu esplendor natalino. Junto à árvore ainda está sendo instalado o tradicional Presépio, que foi doado pela região italiana da Basilicata. Será apresentado aos jornalistas no próximo dia 13 de dezembro.