O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, explicou que logo depois de sua renúncia ao pontificado que será efetiva a partir do dia 28 de fevereiro às 8:00 p.m., hora de Roma, Joseph Ratzinger ainda poderá ser chamado "Bento XVI" porque "isso não muda e evidentemente não pode mudar".

Em conferência de imprensa na manhã de hoje e consultado sobre como se chamará o Papa uma vez que deixe de sê-lo, o sacerdote explicou que "não há claridade" mesmo sobre o fato se ele será "Bispo Emérito de Roma".

Sobre a questão do nome que escolheu após sua eleição como sucessor de São Pedro, o porta-voz do Vaticano, disse: "penso que se pode dizer que Bento XVI é um título ao qual não pode renunciar: é seu nome como Papa, que levou para toda a Igreja e por todo mundo oficialmente por oito anos (…) Isto não muda e evidentemente não pode mudar".

O porta-voz do Vaticano se referiu também ao clima de distensão, serenidade e alegria do Papa Bento XVI na Missa de Quarta-feira de Cinzas na Basílica de São Pedro, a última celebração litúrgica pública presidida pelo Santo Padre.

"A maestria, a lucidez e a serenidade de seu discurso nos tocou muito, também a mim, ontem à noite, tocou-me muito seu sorriso, enquanto saía da celebração. Acredito que todos o notamos".

"O sorriso com que o Papa concluiu a celebração, logo depois desse extraordinário aplauso… Ainda quando se diz que este tempo (a Quaresma) não é um tempo para aplausos na Igreja. No entanto parecia que esse aplauso não ia terminar nunca!"

Sobre o que acontecerá no dia 28 de fevereiro, o Padre Lombardi explicou que Mons. Georg Gaenswein, que segue sendo Prefeito da Casa Pontifícia e as "memores domini", consagradas que se ocupam do serviço cotidiano do Papa, acompanharão o Papa a Castel Gandolfo e logo ao Vaticano.

As "memores domini" são quatro leigas consagradas do movimento Comunhão e Libertação que ajudam na Casa Pontifícia.

O Padre Lombardi indicou ademais que "os cardeais que cheguem ao Vaticano" só serão hospedados na Casa Santa Marta a partir do 1º de março, e confirmou que o conclave começará entre o dia 15 e 20 do mês: "a data exata será comunicada durante a sede vacante".