Após a renuncia do Cardeal Keith O´Brien a participar do conclave depois de reconhecer que teve algumas condutas sexuais inadequadas; o Arcebispo de Glasgow (Escócia) e Administrador Apostólico da arquidiocese de Santo André e Edimburgo, Dom Philip Tartaglia, animou à paróquia a "enfrentar esta situação com paciência, oração e esperança".

Dom Tartaglia, quem agora assume a responsabilidade da Arquidiocese até que seja nomeado o novo Arcebispo, disse em sua homilia de 4 de março na Catedral de Santo André, que com esta afirmação "não há duvida que a credibilidade e a autoridade moral da Igreja Católica na Escócia sofreu um golpe duro, e teremos que lidar com isso".

Apesar de esta notícia supor um "momento triste para a Igreja", o Arcebispo Tartaglia disse aos fiéis que também teremos um "momento maravilhoso de esperança e alegria" com a eleição do novo Papa.

O Prelado exortou à comunidade a ter em conta que "não estão sozinhos como Igreja" e lhes ressaltou que "é uma oportunidade para que a Igreja na Escócia possa renovar sua fé em Jesus".

"De tudo isto, vamos tirar conclusões e lições, e aprenderemos a confiar ainda mais plenamente em Jesus Cristo que é o Senhor da Igreja", expressou.

O Arcebispo sublinhou que "estamos em comunhão com a Igreja na história. Estamos em comunhão com os Santos no céu. Através dessa comunhão, vamos tirar forças de Jesus Cristo, em quem confiamos".

Também ressaltou que os fiéis "precisamos renovar nossa fidelidade em Jesus Cristo e avançar em nosso serviço com humildade".

Em 13 de novembro de 2012, o Papa Emérito Bento XVI aceitou a renúncia do cardeal O'Brien "nunc pró tunc" (agora - mas tenha efeito depois) devido a que estava próximo ao aniversário setenta e cinco do Cardeal.

O Cardeal O’Brien renunciou a participar do conclave depois de ser acusado por três sacerdotes e um ex-sacerdote de ter condutas sexuais inadequadas.

Em declarações recentes a um canal de televisão, o Cardeal O’Brien admitiu que "em alguns momentos, minha conduta sexual não foi compatível com os padrões esperados da minha pessoa, como padre, arcebispo e cardeal" e pediu desculpas aos que ofendeu, assim como à Igreja Católica e à população da Escócia.