O gigante da internet Google entrou em contato com a Companhia de Jesus para incluir em seu serviço de livros gratuitos todos os números e fascículos publicados desde 1850 até 2007 pela revista "Civiltà Cattolica", "Civilização Católica", a revista dos Jesuítas.

Para o Google, a revista jesuíta "contribui com valores à discussão no mundo virtual e na vida real, porque fala de temas de cultura geral a um nível mundial", disse em uma entrevista concedida ao grupo ACI em 5 de abril, Giorgia Abeltino, a conselheira de Política Pública do Google na Itália.

Abeltino, que é responsável pelas relações institucionais do Google na Itália, entre as que se incluem diversos projetos culturais sem fins lucrativos, assinalou que "é uma honra colaborar com uma revista tão conhecida como Civiltà Cattolica".

Conforme explica, a ideia de colaborar com uma revista católica nasceu do projeto "Google Livros", a ferramenta do Google que permite descarregar de maneira gratuita os principais livros - sem direitos autorais-, das bibliotecas mundiais.

Google se deu conta de que a revista dos jesuítas aparecia em um grande número de bibliotecas e esse foi o fator principal para entrar em contato com eles. "Chamou-nos muito a atenção", afirma.

Para colaborar com o Google, os jesuítas tiveram que eliminar os direitos autorais de muitos dos seus conteúdos, um gesto, que para o Google "foi realmente importante… --a revista católica- sempre manteve sua política de intercâmbio, diálogo, colaboração e de partilha".

"Compartilhar, a final das contas, é o que caracteriza o mundo virtual, assim que sua contribuição é fantástica para nós".

Ao falar da presença do conteúdo católico no mundo da Web, a representante do Google, explicou que ficou impressionada com o crescimento particular da circulação no canal de vídeo do Vaticano no YouTube.

"É realmente incrível o número de visualizações que tiveram no último mês, assim como a participação, o intercâmbio e os comentários, significam que o mundo quer estar presente!", exclamou.

"Como não podem estar fisicamente presente, estão através da rede, e isto levou a um crescimento das buscas", concluiu.

A revista Civiltà Cattolica se pode encontrar na Web em língua italiana. No futuro se espera sua tradução a outros idiomas. Nela, os jesuítas escrevem de diversos temas como cultura, teologia, filosofia, história, sociologia, economia, política, ciência, literatura, arte e cinema.