ROMA, 29 de abr de 2013 às 14:40
O Arcipreste da Basílica de São Pedro do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri, é um dos cardeais mais próximos ao Papa Francisco, e assegura que o Pontífice dá um banho de humildade e simplicidade em toda a Igreja.
Em declarações ao grupo ACI, o Cardeal Comastri avaliou os últimos gestos e contribuições do Papa Francisco, como sua decisão de não morar no Apartamento Papal, usar seus antigos sapatos ou a recente nomeação de oito cardeais que dos cinco continentes o ajudarão como conselheiros.
Nesta linha de inovações, o Cardeal Comastri considerou que Francisco "está dando um banho de simplicidade e um banho de humildade", e "acredito que isto é realmente belo".
"O tempo –continuou o Cardeal Comastri-, faz com que a poeira se acumule e também um pouco de mundanidade, de maneira que, voltar para a simplicidade evangélica, é certamente um ganho para toda a Igreja e algo que todos desejamos".
O Cardeal acompanha o Papa Francisco em diversos encontros e visitas, como, por exemplo, a visita que fez ao túmulo de Pedro, ao túmulo de João Paulo II, ante os quais Francisco esteve em oração.
Além disso, foi o Cardeal Comastri quem revelou ao mundo as primeiras palavras do Papa Francisco ao aceitar seu Pontificado: "sou um grande pecador, confiando na misericórdia e na paciência de Deus. No sofrimento, aceito", disse o pontífice na histórica noite do último dia 13 de março.