"Eu estava desvanecendo, pensei que ia morrer. Mas se morresse, não teria melhor lugar que na minha igreja", afirmou Gerald Madrid, um dos quatro membros do coro paroquial que foram atacados a facadas no domingo durante a celebração de uma Missa em Albuquerque, Estados Unidos.

Os fatos ocorreram na igreja São Judas Tadeu em Paradise Hills. No domingo 28 de abril, durante a Missa dominical de meio-dia, um homem que não pertencia à paróquia, identificado como Lawrence Capener de 24 anos de idade, atacou os membros do coro a facadas logo depois da comunhão.

"Graças a Deus sobrevivi", manifestou Madrid desde o hospital, onde se recupera das cinco facadas que recebeu.

Explicou ao noticiário local KOB Eyewitness News 4, que quando começou o ataque "imediatamente soltei minha flauta e saí ao encontro do cara (…) Nunca vi a faca, só fui ao seu encontro. Abracei-o, estivemos peito a peito. Queria derrubá-lo ao chão. Eu tinha meus braços ao redor do seu peito, e seus braços estavam livres. Aí foi quando ele começou a me apunhalar".

Madrid, empresário em Alburquerque e pai de um filho, indicou que sua intenção era proteger o diretor do coro, e que pensou que inicialmente o atacante só o empurrava até que uma pessoa ao querer ajudá-lo se aproximou para derrubar o atacante e aí ele se deu conta que tinha sido ferido.

Seu filho, Christian Madrid, disse que seu pai é dos que "dão a sua vida por uma mulher, uma criança ou um homem porque vale a pena".

Por sua parte, o Arcebispo de Santa Fé, Dom Michael J. Sheehan, através de um comunicado na página Web da Arquidiocese no mesmo dia do ataque, expressou estar "profundamente triste pelo incidente".

O Prelado elevou "suas orações por todos os que saíram machucados, suas famílias e fiéis e espera que isto jamais volte a acontecer. A Comunidade da Paróquia São Judas Tadeu é uma comunidade vibrante e guiada por um excelente Pastor, o Padre John Daniel".