Como podemos amar aqueles que "tomam a decisão de bombardear e assassinar a tantas pessoas"? Como "podemos amar aqueles que por amor ao dinheiro não deixam que os remédios cheguem aos idosos e os deixam morrer"? Ou aqueles que só procuram "o próprio interesse, o próprio poder e fazem tanto mal"? "Amar o inimigo parece uma coisa difícil, mas é o que nos pede o Senhor", disse o Papa Francisco na missa que celebrou ontem, terça-feira 18 de junho, na Casa Santa Marta.

O Pontífice ressaltou que para perdoar os inimigos, é fundamental rezar por eles, pedir ao Senhor que lhes transforme o coração. A liturgia destes dias, continuou, propõe justamente esta "atualização das leis que Jesus faz", da lei do Monte Sinai à Lei do Monte das Bem-aventuranças. E sublinhou que todos nós temos inimigos, mas no fundo nós mesmos podemos converter-nos em inimigos dos outros.

"Tantas vezes também nos convertemos em inimigos dos outros: não gostamos deles. E Jesus nos diz que temos que amar os inimigos! E isto não é fácil! Não é fácil, achamos que Jesus nos pede muito! Deixamos isto para as freiras de clausura, que são santas; deixamos isto para alguma alma Santa, mas na vida comum isto não é possível. Mas isto tem que ser possível! Jesus diz: ‘Não, temos que fazer isto! Porque, caso contrário, vocês serão como os publicanos, como os pagãos. Não serão cristãos’".

Então como podemos amar nossos inimigos? Jesus, explicou o Papa, "nos diz duas coisas": acima de tudo olhar ao Pai que "faz surgir o sol sobre maus e bons" e "faz chover sobre justos e injustos". Deus "tem amor para todos". E logo, continuou, Jesus nos pede ser "perfeitos como é perfeito o Pai Celeste", "imitar ao Pai com aquela perfeição do amor".

Jesus, adicionou, "perdoa seus inimigos", "faz de tudo para perdoá-los". Por outro lado, vingar-se não é cristão. Mas como podemos chegar a amar nossos inimigos? Rezando. "Quando a gente reza por aquilo que nos faz sofrer –afirmou o Papa– é como se o Senhor viesse com o azeite para preparar nossos corações para a paz":

"Rezar! É o que nos aconselha Jesus: ‘Rezem por seus inimigos! Rezem por aqueles que os perseguem! Rezem!’ e digam a Deus: ‘transforme seu coração. Tem um coração de pedra, mas muda-o, dai-lhe um coração de carne, que sinta e que ame’. Deixo para vocês só esta pergunta e cada um responda em seu coração: ‘Rezo por meus inimigos? Rezo por aqueles que não gostam de mim?’ Se dissermos ‘sim’, eu direi: ‘Adiante, reza cada vez mais, esse é um bom caminho’. Se a resposta for ‘não’, o Senhor diz: ‘Pobrezinho, também você é inimigo dos outros!’".

"Rezar para que o Senhor mude o coração deles. Também podemos dizer: ‘Mas esta pessoa me faz muito mal’, ou eles fizeram coisas más, e isto empobrece as pessoas, empobrece a humanidade. E com tal argumento pretendemos levar adiante a vingança, isso do olho por olho, dente por dente".

É verdade, ressaltou o Papa, o amor pelos inimigos "nos empobrece". Mas "nos faz pobres" como Jesus "quando veio até nós, rebaixou-se e se fez pobre" por nós. Alguma pessoa, observou, poderia dizer que isto não é um bom negócio "se o inimigo me fizer mais pobre" com certeza, "segundo os critérios do mundo não é um bom negócio".

Mas este, assegurou o Papa, é "o caminho que Jesus seguiu" que de rico se fez pobre por nós. Naquela pobreza, "naquele abaixamento de Jesus -sublinhou- encontra-se a graça que justificou a todos, que nos fez ricos". É o "mistério de salvação":

"Com o perdão, com o amor ao inimigo, tornamo-nos mais pobres: o amor nos empobrece, mas aquela pobreza é semente de fecundidade e de amor pelos outros. Como a pobreza de Jesus, que se converteu em graça de salvação para todos nós, riqueza… Nós que estamos hoje nesta Missa, pensemos em nossos inimigos e naqueles que não gostam de nós: seria muito bom que oferecêssemos a Missa por eles: Jesus, o sacrifício de Jesus, por eles, por aqueles que não nos amam".