O Papa Francisco realizou neste sábado diversas nomeações e confirmações em seus cargos para vários organismos da Cúria do Vaticano.

O Santo Padre aceitou a renúncia ao cargo de Penitenciário-Mor, apresentada pelo Cardeal Manuel Monteiro de Castro por ter atingido o limite de idade estabelecido no Código de Direito Canônico, nomeando como seu sucessor o Cardeal Mauro Piacenza, até agora Prefeito da Congregação para o Clero.

No caso da Congregação para a Doutrina da Fé, o Papa Francisco confirmou como Prefeito, Dom Gerhard Ludwig Müller, e como seu Secretário, Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer.

O Santo Padre também nomeou Dom Joseph Augustine Di Noia como Secretário Adjunto, ele era até agora o Vice-presidente da Pontifícia Comissão "Ecclesia Dei". Além disso, confirmou os membros e os consultores, nomeando como novo consultor Dom Giuseppe Sciacca, até então Secretário Adjunto do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

Na Congregação para a Evangelização dos Povos, o Papa confirmou o seu Prefeito, o Cardeal Fernando Filoni; o Secretário Dom Savio Hon Tai-Fai; o Secretário Adjunto Dom Protase Rugambwa, e os membros e consultores deste dicastério.

Na Congregação para o Clero Francisco nomeou como Prefeito Dom Beniamino Stella, até então Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica; confirmou como Secretário, Dom Celso Morga Iruzubieta; e nomeou Secretário para os Seminários Dom Jorge Carlos Patrón Wong, até agora Bispo de Papantla, elevando-o, ao mesmo tempo, à dignidade de Arcebispo.

Na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica o Papa nomeou Delegado da Seção Ordinária Dom Mauro Rivella, do Clero da Arquidiocese de Turim.

O Santo Padre também nomeou Núncio Apostólico na Alemanha Dom Nikola Eterovic, até então Secretário Geral do Sínodo dos Bispos e nomeou como sucessor nesse cargo Dom Lorenzo Baldisseri, até então Secretário da Congregação para os Bispos.

O Papa também nomeou como Núncio Apostólico em Serra Leoa Dom Miroslaw Adamczyk, até então Núncio Apostólico na Libéria e na Gâmbia.

O Santo Padre nomeou também como Núncio Apostólico e Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica Dom Giampiero Gloder, Conselheiro de Nunciatura, Chefe de escritório com encargos especiais na Secretaria de Estado, elevando-o, ao mesmo tempo à sé titular de Telde, Espanha, com dignidade de Arcebispo.