De 4 a 25 de outubro, acontecerá o Sínodo dos Bispos sobre a Família, como continuação do ocorrido no ano passado. Tem como tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

A seguir, oferecemos uma breve e singela explicação de alguns termos usados no Sínodo e que ajudarão a compreender melhor este importante evento para a Igreja:

Sínodo: É o conjunto de reuniões dos bispos de todo o mundo sob uma autoridade hierárquica – neste caso abaixo a do Papa Francisco – para a discussão e decisão de assuntos relacionados com a fé, a moral e o Magistério da Igreja. Foi criado pelo Papa Paulo VI em 15 de setembro de 1965 em resposta aos desejos dos Padres do Concílio Vaticano II de manter vivo o bom espírito nascido da experiência conciliar.

O Concílio, um dos eventos mais importantes da Igreja no século XX, foi encerrado em 8 de dezembro de 1965. Propôs uma renovação na liturgia e uma importante reflexão de novos métodos de evangelização e desafios da época moderna.

Padres Sinodais: São os membros da Assembleia do Sínodo dos Bispos. Em sua grande parte, são Bispos: alguns escolhidos pelas conferências episcopais segundo o modo determinado pelo direito peculiar do Sínodo (denominados ex-electione); outros são designados pelo mesmo direito (ex-officio); outros, nomeados diretamente pelo Romano Pontífice (ex-nominatione pontifícia). A eles se acrescentam alguns membros de institutos religiosos clericais escolhidos conforme à norma do mesmo direito peculiar.

Auditores: Convidados ao Sínodo, sem direito a voto. São “ouvintes” que assistem aos trabalhos sinodais e só têm uma intervenção de três minutos em um dia concreto.

Círculos Menores: Pequenos grupos por idiomas que refletem sobre os temas tratados na Assembleia Geral. O grupo tem um relator encarregado de elaborar um resumo que depois será posto em comum a toda a Assembleia. Suas contribuições ajudarão a realizar o documento final do Sínodo que entregarão ao Papa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Relatório Final (Relatio Synodi): É o documento final elaborado pela Assembleia que recolhe as reflexões de todo o Sínodo. Tem que ser votado e aprovado pelos Padres Sinodais. Serve para seguir trabalhando depois sobre os mesmos conteúdos e para que o Pontífice conheça o que foi abordado na Assembleia.

Instrumentum Laboris: É o documento de trabalho dos membros do Sínodo elaborado com a síntese das contribuições da Igreja em todo mundo. Com o documento, trabalharão neste Sínodo 2015.

Sala Sinodal: Lugar onde acontece a Assembleia do Sínodo. Está situada em uma área da Sala Paulo VI, onde o Papa Francisco recebe em audiência grupos numerosos de fiéis e celebra as Audiências Gerais das quartas-feiras em algumas ocasiões.

Confira também:

Sínodo da Família 2015: quem participará e como funcionará

http://www.acidigital.com/noticias/sinodo-da-familia-2015-quem-participara-e-como-funcionara-94714/