Neste sábado, 29 de maio, a Santa Sé anunciou a morte do Vigário Apostólico de Brunei, o cardeal Cornelius Sim, que se encontrava em Taiwan para um tratamento médico. Através deum telegrama o papa Francisco expressou seu pesar pela morte do prelado.

Dom Cornelius Sim nasceu em Seria (Brunei) no dia 16 de setembro de 1951, formou-se em engenharia na Escócia e fez mestrado em teologia pela Universidade Franciscana de Steubenville, Ohio, EUA. Em 1989 ordenou-se sacerdote. Em 1995, João Paulo II o nomeou Vigário Geral de Brunei e em 21 de novembro de 1997 Prefeito Apostólico.

Em 20 de outubro de 2004, São João Paulo II elevou a Prefeitura Apostólica de Brunei à categoria de Vicariato Apostólico e o nomeou como o primeiro Vigário Apostólico, atribuindo-lhe a Sé titular de Puzia di Numidia.

O Papa Francisco o criou cardeal no Consistório de 28 de novembro de 2020. Ele foi o primeiro nativo de Brunei a receber a título de cardeal.

Brunei tem uma população de meio milhão de habitantes, dos quais cerca de 20 mil são católicos e conta com três paróquias.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O Papa Francisco enviou um telegrama ao Delegado Apostólico em Brunei, Dom Wojciech Załuski, no qual expressa sua "gratidão pelo testemunho fiel do Evangelho do Cardeal Sim, seu serviço generoso à Igreja em Brunei e na Santa Sé" e une-se " aos fiéis na oração pelo seu descanso eterno”.

Confira também: