NATAL, 26 de jan de 2017 às 19:00
Uma capela dedicada a São Judas Tadeu em São Gonçalo do Amarante (RN) foi invadida e profanada na madrugada de segunda-feira, 23 de janeiro, conforme comunicou a Arquidiocese de Natal. Imagens de santos foram queimadas sobre o altar e o sacrário foi violado.
“Meus amados irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico oficialmente o ato de profanação ocorrido na madrugada desta segunda-feira (23), na Capela dedicada a São Judas Tadeu, comunidade de Guajiru, pertencente à Paróquia de Santo Antonio do Potengi”, informou o pároco, Pe. Filipe Anderson, O.Praem., em uma nota publicada no site e redes sociais da Arquidiocese.
O sacerdote anexou à sua nota fotos que mostram que “várias imagens sacras foram quebradas e queimadas todas em cima da mesa do altar”.
“Além disso – lamentou –, o Sacrário foi violado e tanto a Hóstia grande como as partículas consagradas foram espalhadas pelo chão, e algumas até queimadas”.
A um portal de notícias local, ‘Portal BO’, a coordenadora da capela, Robsônia Gomes contou que os responsáveis pelo ato entraram no templo pela lateral, arrombando um portão. Relatou ainda que algumas imagens foram retiradas do armário e colocadas sobre o altar, onde atearam fogo.
Segundo a coordenadora, acredita-se que os criminosos invadiram a capela “exatamente para provocar o incêndio, visto que muita coisa de valor material foi deixada para trás”. A polícia local foi acionada e investiga o caso.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em sua nota, Pe. Filipe Anderson manifestou sua solidariedade a “todos os fiéis católicos daquela comunidade que, desde cedo, ao tomarem conhecimento do fato, acorrem à Capela e expressam a tristeza de ver o templo dedicado ao louvor e adoração a Deus ter sido alvo de um ato criminoso de tão grave profanação, desrespeito e intolerância religiosa”.
O sacerdote convida todos os paroquianos e a comunidade cristã católica para participar do rito de desagravo que acontecerá no dia 12 de fevereiro, às 9h, na capela de São Judas Tadeu.
“Que a misericórdia de Deus, pela poderosa intercessão de Maria Santíssima, nos ajude a superar este momento com fé e serenidade”, concluiu.
Confira também:
Paróquia no Espírito Santo “de luto” por roubo e profanação de hóstias https://t.co/ZRbYUaRgaf
— ACI Digital (@acidigital) April 22, 2016