Nesta segunda-feira, depois de celebrar a missa na Casa Santa Marta, o Papa Francisco teve um encontro comovente com seis pessoas que foram vítimas de abusos sexuais por parte de alguns membros clero. Depois das conversas, estas pessoas expressaram seu agradecimento ao Santo Padre por escutá-las “com muita atenção e disponibilidade”.

Assim o informou nesta segunda-feira o Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, e indicou que foram “seis pessoas adultas, três homens e três mulheres, procedentes da Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Cada uma estava acompanhada por um familiar ou outro acompanhante. O convite ao encontro com o Papa foi feito pelo Cardeal O’Malley em diversos países através das estruturas que a Igreja tem para cuidar das vítimas de abusos sexuais”.

Assinalou que “as pessoas convidadas chegaram à Casa Santa Marta no domingo, 6 de julho, pela tarde e enquanto jantavam no refeitório, o Santo Padre passou para saudá-las pela primeira vez”.

Depois, na segunda-feira, participaram da Missa na capela da Casa Santa Marta junto com os membros da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores e outros pouquíssimos colaboradores. “O formulário da Missa era o da paz e a justiça”. Logo depois da Eucaristia, “Francisco saudou individualmente a cada um deles, como faz habitualmente”.

“Depois do café da manhã, o Pontífice recebeu cada um dos visitantes com seus acompanhantes em uma conversa privada e pessoal em uma salinha da Santa Marta e os encontros duraram das 9h às 12h20”.

“Depois das conversas, os participantes manifestaram sua emoção e satisfação por serem escutados com muita atenção e disponibilidade. O Papa mostrou que o ouvir ajuda a entender e também a preparar uma estrada para reencontrar a confiança, curar as feridas e abrir uma possibilidade de reconciliação com Deus e com a Igreja”, expressou o Pe. Lombardi.

Proteção aos menores

Previamente, o Pe. Lombardi informou à imprensa sobre a reunião da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores que é coordenada pelo Arcebispo de Boston, Cardeal Sean Patrick O’Malley “e com a qual Dom Robert Oliver colabora em âmbito organizativo”.

A reunião aconteceu no domingo, 6 de julho, na Casa Santa Marta e estavam presentes todos os seus membros. O porta-voz vaticano assinalou que foram tratadas “as propostas de designação e nomeação de novos membros para integrar a Comissão com representantes de outras áreas geográficas, estatutos da Comissão, a necessidade de estabelecer um Escritório operativo e a possibilidade de organizar grupos de trabalho sobre temas específicos com a colaboração de especialistas e outras instituições”.

O próximo encontro da Comissão está previsto para outubro de 2014.
 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: