São Martinho é um santo muito querido para os franceses, e muito popular em todo mundo. Nasceu na Hungria, mas seus pais foram morar na Itália. Era filho de um veterano do exército e aos 15 anos já vestia o uniforme militar.
Uma noite viu em sonhos que Jesus Cristo estava vestido com o meio manto que ele tinha dado a um pobre e ouviu que lhe dizia: "Martinho, hoje me cobriu com seu manto".
Logo depois desta visão renunciou às armas e decidiu seguir a Cristo em uma tropa mais nobre. Em seguida foi a Poitiers onde era Bispo o grande sábio São Hilário, o qual o recebeu como discípulo e se encarregou de instruí-lo. Como Martinho sentia um grande desejo de dedicar-se à oração e à meditação, São Hilário lhe cedeu umas terras em um sítio muito solitário e lá foi com vários amigos, fundando o primeiro convento ou mosteiro que houve na França. Nessa solidão esteve dez anos dedicados a orar, a fazer sacrifícios e a estudar as Sagradas Escrituras.
Em Tours fundou outro convento e logo tinha já 80 monges. E graças aos milagres, a pregação, e a piedade do novo Bispo, logo desapareceu o paganismo nessa região.