Nasce por volta do ano 400 no povoado de Sisan, em Cilícia, perto de Tarso, onde nasceu São Paulo. Quando pequeno, dedicava-se a pastorear ovelhas pelos campos, mas em seu coração e em sua mente seu desejo de ser santo e ver o Pai no céu começou a crescer e ganhar maior força. Aos 15 anos entrou para um mosteiro, onde se dedicou a rezar intensamente e fazer extremas penitências para a conversão de sua alma, afastar as tentações e a conversão das almas pecadoras.
Por causa do extremo rigor de suas penitências, o Abade ordenou-lhe que saísse do mosteiro por temer que outros monges também seguissem seu exemplo. O santo foi viver em uma caverna onde permaneceu até o final de seus dias. Naquele lugar, foi protagonista das mais extremas e duras penitências para alcançar a pureza de sua alma. Milhares de fiéis iam visitar o santo, que pregava eloqüentemente muitos sermões e homilias; funcionários reais e até o próprio imperador iam ao encontro do santo para pedir conselhos muitos sábios para alcançar a convivência pacífica e harmoniosa em seu reino.
Não comia mais do que uma vez por semana, e passava a maior parte do dia e da noite rezando. Morreu em 5 de janeiro de 459. Estava ajoelhado rezando, com a cabeça inclinada, e assim ficou morto, como se estivesse dormindo. Em sua sepultura deram-se muitos milagres e junto do lugar onde estava sua coluna foi construído um grande mosteiro para monges que desejavam fazer penitência.