Irmã Ana dos Anjos Monteagudo

10 do janeiro

Nasceu em Arequipa em 26 de julho de 1602, filha do espanhol Sebastián Monteagudo de la Jara e da arequipenha Francisca Ponce de León.
Conforme os costumes da época, Ana foi internada por seus pais no mosteiro de Santa Catarina. Volta ao lar por decisão de seus pais, não lhes satisfaziam os atrativos do mundo nem as perspectivas de um vantajoso casamento. Desejava tornar-se religiosa e o colocou em prática frente a indignada reação de seus pais. Suportou com paciência e ânimo invicto às contrariedades e empreendeu o caminho da perfeição.

Em 1618 inicia o noviciado e acrescenta em seu nome o apelativo "dos Anjos". A aspereza da vida conventual não a intimida. Vive com entusiasmo o ideal de Domingo de Guzmán e de Catarina de Siena. Com o tempo chega a ser Mestra de noviças e Priora (1647). Acomete com energia a reforma do mosteiro. Admoesta e corrige, anima e promove. Além das professas, habitavam nessa época no mosteiro cerca de 300 pessoas, não todas imbuídas do desejo de perfeição. A obra de Ana dos Anjos chocou com oposições tenazes. Irmã Ana atendeu não obstante, abnegada e heroicamente, às vítimas de uma peste que assolou Arequipa. Teve altíssima oração, esmerada perfeição nas virtudes próprias da vida religiosa, serenidade e paciência nos sofrimentos. Faleceu em 10 de janeiro de 1686. Beatificada em Arequipa por João Paulo II em 1985.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.