Hoje comemoramos São Sotero e também os Santos Caio e Agapito. Suas trajetórias de vida não possuem ligação nenhuma a não ser que eles foram papas.
São Sotero nasceu em Nápoles, em meados do século II, foi papa de 166 a 175 teve grande atuação contra a perseguição aos cristãos desencadeada por Corinto. Homem de extrema bondade, sempre foi protetor dos pobres e carentes, desenvolvendo um excelente trabalho de apoio aos trabalhadores das minas. Para os perseguidos ou mesmo às comunidades que sofriam com problemas de ordem social, costumava escrever belíssimas cartas de solidariedade.
São Caio foi aclamado papa em 283 e governou a Igreja até 296, nasceu em Dalmácia (Iugoslávia). Conduziu o povo de Deus nos inícios da perseguição de Diocleciano. Foi sepultado nas catacumbas de São Calisto.
Santo Agapito era parente de São Gregório Magno e foi papa apenas por um ano. Seu grande legado foi o zêlo com que tratou a igreja católica durante o curto espaço de tempo em que esteve à frente da Santa Sé.