São João Câncio

23 do dezembro

Este santo nasceu na cidade de Dant, Polônia, no ano 1397. Sendo ainda muito jovem se ordenou sacerdote e foi nomeado professor da Universidade da Cracóvia. Mas a inveja de alguns de seus companheiros terminou por conseguir que o nomeassem pároco de um povoado longínquo. Tempo depois recuperou o posto de professor na Universidade do Cracóvia e durante muitos anos deu aulas sobre as Sagradas Escrituras ou explicação da Santa Bíblia. Sua fama chegou a ser extremamente grande. Nas discussões repetia o que dizia São Agostinho: "Combatemos o pecado mas amamos o pecador. Atacamos o engano, mas não queremos violência contra ninguém, a violência sempre faz mal, em troca a paciência e a bondade abrem as portas dos corações".

Quando pregava sobre o pecado chorava ao recordar a ingratidão dos pecadores para Deus, e as pessoas ao vê-lo chorar se comoviam e mudavam de conduta.

A seus alunos repetia estes conselhos: "Cuidem-se de ofender, que depois é difícil fazer esquecer a ofensa. Evitem murmurar, porque depois resulta muito difícil devolver a fama que se tirou". Foram centenas os sacerdotes formados espiritualmente por ele, e a gente o chegou a chamar "o pai dos pobres" por suas muitas obras de caridade com os mais necessitados.

Morreu em 24 de dezembro de 1473. Em seu sepulcro se obraram muitos milagres e por sua intercessão se conseguiram admiráveis favores.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.