São Estanislau de Kostka, Seminarista

13 do agosto

Era filho de um rico senador da Polônia, e nasceu no ano de 1550. Aos 14 anos, foi admitido em um colégio jesuíta, onde foi educado. Durante esta mesma época, seu pai o hospedou na casa de um calvinista protestante, que tratava mal a todos os católicos que eram fervorosos. Também sofria muito por seu irmão mais velho, Pablo, que vivia mundanamenet, justamente o contrário de Estanislau, que já desde muito jovem foi recolhido e piedoso. Tudo isto foi formando sua personalidade e foi desprendendo do mundo, onde as pessoas, muitas vezes, não sabem fazer os outros felizes.

Diante da negativa de seu pai de responder à vocação de sacerdote, Estanislau decidiu fugir. Quis tornar-se jesuíta em seu país, mas os padres dessa comunidade não o aceitaram por não ganhar do inimigo de seu pai. Então empreendeu uma caminhada de 500 quilômetros. Primeiro a Alemanha, onde foi recebido amavelmente pelo superior regional dos jesuítas, São Pedro Canísio, e em seguida, até Roma, onde o superior geral São Francisco da Borja o recebeu com especial afeto.

Ao princípio, dedicou-se a ofícios humildes e domésticos, tarefa que fez com muito boa vontade e alegria apesar de que, por vir de família enriquecida, não estava habituado a este tipo de trabalhos. Foi admitido no noviciado, onde passou apenas nove meses.

Seu amor a Jesus Sacramentado era tão forte, que quando entrava na igreja seu rosto se avermelhava e resplandecia. E durante a missa ou depois de comungar era freqüentemente arrebatado em êxtase, sem dar-se conta do que acontecia a seu redor.

Em 15 de agosto de 1568, quando tinha apenas 18 anos, faleceu. Pouco depois, seu irmão Paulo chegou à Polônia para levar-lhe pela força, e teve a notícia de que Estanislau tinha morrido. Como resultado disto, Paulo se converteu em um fervoroso fiel, e assistiu à beatificação de seu irmão.

Por intercessão de São Estanislau se obtiveram numerosos milagres, e o Santo Padre o canonizou e o declarou padroeiro dos noviços e dos que se preparam para o sacerdócio.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.