Luis nasceu em Poissy, em 25 de abril de 1214. À sabedoria no governo unia a arte da paz e a virtude da justiça e a prudência. São Luis foi um exemplo perfeito de cavaleiro medieval. Era filho do Luis VIII da França. A primeira das numerosas abadias que fundou foi a de Royaumont.
Em 1239, Balduíno II, o imperador latino de Constantinopla, deu de presente a São Luis a "Coroa de Espinhos" para lhe agradecer a generosidade com a que tinha ajudado aos cristãos da Palestina e de outros países do oriente. O santo mandou derrubar sua capela de São Nicolau e construiu a "Sainte Chapelle" para depositar aí a Coroa de Espinhos. Levou a Paris e deu de presente o palácio do Vauvert. também ajudou a sua mãe a fundar o convento do Maubuisson.
Participou de duas cruzadas que não tiveram grande êxito. mas mesmo assim foi considerado em sua época como um dos cavaleiros mais valentes.
São Luis fundou em Paris, o hospital de cegos do Quinze-Vingts ("Os Trezentos"), chamado assim porque albergava trezentos doentes.
Recebeu os últimos sacramentos, em 24 de agosto de 1270. Foi transladado à França e depositado na igreja do Saint- Denis, onde estiveram seus restos até que foram profanados durante a Revolução Francesa. Foi canonizado em 1297.