HUMMES, Cláudio


Data de nascimento. Filho de imigrantes alemães, Cláudio Hummes nasceu em Montenegro, estado de Rio Grande do Sul, em 8 de agosto de 1934.

Sacerdócio. Foi ordenado sacerdote franciscano em 3 de agosto de 1958. Serve como Superior da Província Franciscana de Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho Franciscano Latino-americano.

Episcopado: Foi nomeado Bispo de Santo André em 1975.

Nesta diocese, onde Volkswagen e Ford têm seus maiores projetos da América Latina, Hummes ganhou ampla experiência pastoral entre o mundo trabalhador e em múltiplos ocasione jogou no rol como mediador entre as companhias e seus grêmios. Em 1996, foi nomeado Arcebispo de Fortaleza, onde encontrou "o outro lado da moeda", já que dita arquidiocese tinha a vários sacerdotes e líderes eclesiásticas envoltos no ativismo político. Em Fortaleza, Dom. Hummes reforçou sua fama como pacificador, abrindo as portas pastorais a novos movimentos católicos –como os Carismáticos-, sem gerar tensões entre as cada vez mais politizadas Comunidades Eclesiásticas de Base (CEBs). Dois anos depois, "quando pensei que minha próxima mudança seria o retiro ou a tumba", Dom. Hummes foi nomeado como o novo Arcebispo de São Paulo. "Rezem por mim e não me olhem com temor, porque chego como um bispo para todos", disse o Cardeal Hummes durante sua primeira mensagem. Depois que o Vaticano aceitou a renúncia do Cardeal Paulo Evaristo Arns como Arcebispo de São Paulo, muitos bispos diziam brincando que seu sucessor seria conhecido como "o mártir". Em efeito, São Paulo não só é a maior diocese do Brasil e a segunda maior da América Latina mas sim também cobre uma área puramente urbana, cheia de todos os problemas próprios de uma cidade em que os mais ricos usam helicópteros para ir ao trabalho e os meninos pobres literalmente morrem de fome nas ruas.

Dom. Hummes foi nomeado como Arcebispo de São Paulo em abril de 1998 e desde sua instalação foi conhecido por seu enérgico compromisso na construção de novas paróquias e a promoção das vocações sacerdotais para nutrir a seus oito milhões de paroquianos.

Segundo o Cardeal Lucas Moreira Neves, Ex-prefeito da Congregação para os Bispos, "Dom. Cláudio Hummes é um homem muito completo, com experiência em vários campos pastorais, incluindo a pastoral social, vida e família, evangelização da cultura e ecumenismo".
O Cardeal Eugênio Araújo de Sales, Arcebispo do Rio, tem uma opinião similar: "É um pastor leal ao Santo Padre, amigável, próximo às pessoas e que enfrenta as provocações".

Cardinalato: Criado cardeal presbítero em 21 de fevereiro de 2001; recebeu a barrete vermelha e o título de Santo Antonio da Pádua na Via Merulana. O Papa João Paulo II o nomeou membro da Congregação para os Bispos.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.