Quinta parte: Sob o dinamismo do Espíritu: Opções pastorais

1294 O Espírito de Jesus Ressuscitado habita na sua Igreja. Ele é o Senhor e doador da vida. É a força de Deus que impele para a plenitude a sua Igreja; é o Amor, criador de comunhão e de riquezas. É o Testemunho de Jesus que nos envia, como missionários com a Igreja, a dar testemunho dele entre os homens.

1295 Desejamos ser dóceis a essa força e a esse amor. Por isso impelidos por ele, buscamos a comunhão, pretendemos ser servidores do homem, enviados ao mundo para transformá-lo com os dons de Deus.

1296 Refletindo nos nossos planejamentos pastorais, desejamos possuir a criatividade do Espírito, o seu dinamismo para transformar o homem latino-americano num homem novo, à imagem de Cristo Ressuscitado, portador da nova esperança para seus irmãos.

OPÇÕES PASTORAIS

1297 O exame dos aspectos anteriores colocou-nos diante dos grandes desafios que o Continente latino-americano apresenta para a sua evangelização presente e futura.

1298 Que tipo de resposta, nós cristãos, somos chamados a dar a essa realidade? Quais são as linhas e critérios que devem orientar uma verdadeira e autêntica evangelização da América Latina? Quais as opções pastorais básicas para que o Evangelho se torne um acontecimento atual com toda a sua vitalidade e força original?

1299 As opções pastorais são o processo de escolha que permite selecionar e descobrir a resposta pastoral aos desafios da evangelização, através da ponderação e análise das realidades positivas e negativas, vistas à luz do Evangelho.

1300 As comissões, em seus respectivos temas, deram já uma resposta.Não é necessário repeti-la. Nesta última parte, como conclusão, desejamos apenas apresentar as grandes linhas ou opções-chave. É sobretudo um espírito, uma característica que deve marcar a evangelização em nosso continente radicalmente cristão, mas no qual a fé, como vivência total e norma de vida, não tem a incidência que seria de desejar na conduta pessoal e social de muitos cristãos.As formas de injustiça que enfraquecem e violentam nossa convivência social e que se manifestam especialmente na pobreza extrema, no atropelo à dignidade da pessoa e na violação dos direitos humanos, deixam claro que a fé ainda não atingiu entre nós a sua plena maturidade.As próprias culturas vivas no Continente e a nova civilização que se vai formando sob a influência do mundo técnico-científico, de tendência marcadamente secularista, exigem dos cristãos um compromisso mais evangélico e uma atitude de permanente diálogo.

1301 Por esta razão, hoje e amanhã na América Latina, os cristãos, como Povo de Deus, enviados para sermos sementes de unidade, de esperança e de salvação , precisamos formar uma comunidade que viva a comunhão da Trindade e seja sinal de presença de Cristo morto e ressuscitado, que reconcilia os homens com o Pai no Espírito, os homens entre si e o mundo com seu Criador."Tudo é vosso; vós sois de Cristo e Cristo é de Deus" (1Cor 3, 23). "E quando todas as coisas lhe estiverem submetidas, então também o Filho se submeterá Àquele que lhe submete todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos" (1Cor 15, 28).

Optamos por:

1302 Uma Igreja-sacramento de comunhão , que, numa história marcada por conflitos, oferece energias incomparáveis para promover a reconciliação e a unidade solidária dos nossos povos.

1303 Uma Igreja servidora, que prolonga no decorrer dos tempos o Cristo-Servo de Javé através dos diversos ministérios e carismas.

1304 Uma Igreja missionária que anuncia alegremente ao homem de hoje que ele é filho de Deus em Cristo. Igreja que se compromete com a libertação do homem todo e de todos os homens (o serviço da paz e da justiça é um ministério essencial da Igreja), e se insere solidária na atividade apostólica da Igreja universal, em estreita comunhão com o sucessor de Pedro. Ser missionário e ser apóstolo é condição do cristão.

1305 Essas atitudes fundamentais do ser pastoral de nossas Igrejas no Continente exigem que a Igreja esteja em permanente processo .de evangelização, que seja uma Igreja evangelizadora que escuta, aprofunda e encarna a Palavra.Uma Igreja evangelizadora que testemunha, proclama e celebra essa Palavra de Deus, o Evangelho, Jesus Cristo na vida.Uma Igreja que ajuda a construir uma nova sociedade em total fidelidade a Cristo e ao homem no Espírito Santo.Uma Igreja que denuncia as situações de pecado, que chama à conversão e compromete os fiéis na ação transformadora do mundo.

Planejamento pastoral

1306 Para realizar concretamente essas opções pastorais básicas da evangelização, o caminho prático é uma pastoral planejada.

1307 A ação pastoral planejada é a resposta específica, consciente e intencional às exigências da evangelização. Deverá realizar-se num processo de participação em todos os níveis das comunidades e pessoas interessadas, educando-as numa metodologia de análise da realidade, para depois refletir sobre essa realidade do ponto de vista do Evangelho e optar pelos objetivos e meios mais aptos e fazer deles um uso mais racional na ação evangelizadora.

O homem novo

1308 É necessário criar no homem latino-americano uma sã consciência social, um sentido evangélico crítico face à realidade, um espírito comunitário e um compromisso social.Tudo isto tornará possível uma participação livre e responsável, em comunhão fraterna e dialogante, para a construção da nova sociedade, verdadeiramente humana, penetrada de valores evangélicos.Ela deve ser modelada em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e dar resposta aos sofrimentos e aspirações de nossos povos, cheios de uma esperança que não poderá ser iludida.

Sinais de esperança e de alegria

1309 Graças a Deus, existe atualmente muita vitalidade evangelizadora em nosso Continente:

* As comunidades eclesiais de base em comunhão com seus pastores.

* Os movimentos de apostolado leigo organizados, como os movimentos de casais, de juventude e outros.

* A consciência mais esclarecida dos leigos a respeito de sua própria identidade e missão eclesial.

* Novos ministérios e serviços.

* Intensa atividade pastoral comunitária dos sacerdotes, religiosos e religiosas nas regiões mais pobres.

* A presença cada vez maior e mais simples dos bispos no meio do povo.

* A colegialidade episcopal mais vivida.

* A sede de Deus e a sua procura na oração e contemplação, à imitação de Maria, que guardava em seu coração as palavras e os atos de seu Filho.

* A consciência cada vez mais clara da dignidade do homem em sua visão cristã.Todos estes aspectos são outros tantos sinais de esperança e alegria para quem vive imerso no mistério pascal de Cristo e sabe que unicamente o Evangelho vivido e proclamado, como ele o fez, leva à autêntica e total libertação da humanidade: "E em nenhum outro se encontra a salvação; pois, debaixo do céu não foi dado aos homens outro nome pelo qual possamos salvar-nos" (At 4, 12).

1310 Ele é a plenitude de todo o ser . É somente em Cristo que o homem encontra sua alegria perfeita.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.