BUENOS AIRES, Nov 19, 2004 / 14:47 pm
A Agência Católica Argentina AICA divulgou hoje o falecimento, aos 92 anos, do Cardeal Juan Carlos Aramburu, Arcebispo emérito de Buenos Aires, produzido em sua residência do bairro de Belgrano.
O Cardeal faleceu quando se preparava para ir ao santuário de São Cayetano, no bairro de Liniers, onde duas vezes à semana confessava os paroquianos.
O Cardeal Aramburu nasceu em Reducción (Córdoba), em 11 de fevereiro de 1912. Aos 11 anos ingressou no Seminário do Córdoba e anos mais tarde foi enviado ao Colégio Pio Latino-americano de Roma, onde foi ordenado sacerdote em 28 de outubro de 1934. Obteve os doutorados em Filosofia e Direito Canônico na Universidade Gregoriana.
Em 7 de outubro 1946 foi nomeado pelo Papa Pio XII Bispo auxiliar de Tucumán; e Bispo da mesma Sé em 28 de agosto de 1953. Seu trabalho pastoral se manifestou na ereção de dez paróquias e na construção de capelas no interior da diocese tucumana encarando a construção da Casa de Exercícios Espirituais de Tucumán. Nas paróquias tucumanas chegou a confirmar a mais de 1.000 pessoas por dia, e segundo seus cálculos, o total chega a 150.000.
Ao elevar o Sumo Pontífice a diocese tucumana à hierarquia de arquidiocese, em 13 de março 1957, o prelado foi promovido a arcebispo de Tucumán sendo seu primeiro arcebispo e quarto diocesano.
O Cardeal participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II, realizada da Igreja ao que qualificou “como o mais transcendente de sua vida”.
Em 14 de junho de 1967, Paulo VI o nomeou Auxiliar com direito de sucessão do Cardeal Antonio Caggiano, Arcebispo de Buenos Aires.
Em 22 de abril de 1975 foi promovido a arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, depois da aceitação papal da renúncia do cardeal Antonio Caggiano, e recebeu o pálio das mãos de Paulo VI em 25 de maio de 1976. Foi o nono Arcebispo e vigésimo quarto diocesano da Arquidiocese de Buenos Aires.
Em 24 de maio de 1976 foi feito Cardeal; E como tal integrou as Sagradas Congregações para as Iglesias Orientais, para a Educação Católica, e para o Culto; a Prefeitura de Assuntos Econômicos e o Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos na Santa Sé.
Em 11 de fevereiro de 1987 apresentou sua renúncia ao Arcebispado de Buenos Aires por limite, mas o Papa João Paulo II a aceitou só três anos mais tarde, em 11 de julho de 1990.
“O Cardeal dos recordes”
O Cardeal Aramburu foi o primeiro em chegar às bodas de ouro episcopais na história da Igreja argentina e o segundo bispo mais jovem do país. Em seus longos anos como Bispo, o Cardeal Aramburu, conferiu a ordenação episcopal a 10 bispos; e no dia 28 de outubro passado fez 70 anos de sacerdote, sendo então o sétimo cardeal mais idoso do mundo.
A Missa de corpo presente se realizará na próxima segunda-feira 22 de novembro, às 4:00 p.m. –Hora local- , na Catedral e contará com a presença das máximas autoridades religiosas e políticas do país.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar