SÃO PAULO, Nov 16, 2009 / 18:20 pm
A cidade de Guarapuava (PR) foi a primeira cidade do Brasil a receber a urna com as relíquias de Dom Bosco. As atividades começaram na manhã desta segunda-feira, 16, com uma carreata que conduziu as relíquias pelos bairros da cidade até a Obra Social Dom Bosco, onde o Bispo de Guarapuava, Dom Giovanni Zerbini, presidiu a Santa Missa em honra ao santo fundador da família salesiana.
“É uma satisfação imensa receber aqui no Brasil aquele que foi e continua sendo o pai dos adolescentes e jovens”, comemora o ecônomo provincial da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre (RS), padre Renato dos Santos, que também é o coordenador da peregrinação da urna na região sul do país. Padre Renato relata ainda à Canção Nova Notícias a emoção na chegada da urna ao Brasil, na noite deste domingo, 15, acompanhada por uma carreata desde a Cidade do Leste, no Paraguai, até Foz do Iguaçu (PR), de onde foi transportada para Guarapuava.
A urna se encontra na Catedral de Nossa Senhora de Belém para veneração e visitação pública. De lá, retorna para a Obra Social para uma Missa com a juventude, às 21h. Em seguida, a urna prossegue para a Paróquia São João Bosco, onde os fiéis poderão visitar as relíquias durante a vigília luminosa que terminará na manhã da terça-feira, 17 de novembro.
A próxima cidade da região sul a receber a visita da urna é Ponta Grossa (PR), nesta terça-feira, de onde segue para as demais cidades da Inspetoria de Porto Alegre.
A peregrinação da urna acontece em todos os países onde está a Congregação Salesiana, em preparação ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. Após Porto Alegre, as relíquias vão percorrer as inspetorias de São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Recife e Manaus.
A Rede Canção Nova recorda ainda que os fiéis que participarem de uma função sagrada em honra ao santo ou, diante da urna, permanecerem em momentos de veneração e oração poderão receber a indulgências plenária.
O pedido foi feito pelo procurador geral da Congregação, padre Francesco Maraccani, em nome do reitor-mor, padre Pascual Chávez Villanueva, como parte das preparações do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. O decreto foi promulgado pela Penitenciaria Apostólica, no dia 8 de maio de 2009, e explica as condições para que os fiéis recebam as indulgências. Ou seja, para recebê-las, os fiéis devem ter se confessado recentemente, participar da Missa e comungar e rezar pelas intenções do Papa.
O decreto na íntegra pode ser visto em:
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=274460
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar