13 de janeiro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

12 000 pessoas por hora passam diante dos restos do Beato João Paulo II

Ao menos 12.000 pessoas por hora passam diante do féretro de João Paulo II, colocado no centro da Basílica de São Pedro, desde que se abriram as portas às 13:20h, conforme informou à agência Europa Press a Gendarmaria vaticana que controla o recinto. Além disso, o vice-director da Sala de Imprensa vaticano, o padre Ciro Benedittini destacou à Europa Press que "este fluxo de peregrinos segue constante" e que  "seguindo as cifras dos funerais de João Paulo" ao menos 60.000 pessoas já passaram nas primeiras cinco horas ante o féretro do Papa polonês.

O próprio Bento XVI venerou o féretro do novo beato João Paulo depois da cerimônia de beatificação. Depois de ajoelhar-se durante uns minutos ante o féretro, o Papa beijou o ataúde de madeira onde repousa o corpo de seu predecessor.

O féretro está sendo custodiado por quatro membros da Guarda Suíça vaticana, que mudam a cada hora. Em cima do ataúde colocou-se uma cópia de um Evangelho do século IX, chamado Evangelho de Lorsh, aberto sobre suas primeiras páginas, um exemplar doado pela Biblioteca Apostólica Vaticano.

A peregrinação dos fiéis ante o ataúde está sendo acompanhado por orações, em especial a do Rosário, a oração "preferida" de Karol Wojtyla, como recordou um dos membros da Sacristia Pontifícia antes de começar o primeiro mistério.

A fila de peregrinos se prolonga até a Via da Conciliação e percorre toda a Praça de São Pedro, por isso os corpos de segurança da Polícia de Roma acreditam que a peregrinação "continue até a madrugada", conforme declararam à Europa Press.

Ao contrário que nos dias prévios ao funeral de João Paulo, esta vez o Vaticano organizou a fila de peregrinos não em uma fila central, mas um círculo que percorre a Basílica e que permite o fluxo rápido dos peregrinos.

Alguns peregrinos permanecem durante alguns minutos rezando nas laterais da Basílica, embora os membros da Associação São Pedro, que controlam a ordem no lugar, não permitem ficar durante muito tempo devido à grande afluência de fiéis.

O féretro foi tirado de sua tumba na sexta-feira passada em uma cerimônia privada e posteriormente foi colocado durante dois dias em frente à tumba de São Pedro, que se encontra nas Grutas Vaticanas.

Por volta das 08.00h do domingo, o ataúde foi transportado das Grutas Vaticanas até o Altar da Confissão, para que fosse venerado pelo Papa Bento XVI e os mais de um milhão e meio de fiéis que participaram da beatificação do Papa polonês.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar