21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Arcebispo de Lima esclarece papel da Igreja na política três dias antes das eleições no Peru

Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru

Ontem ao meio-dia, o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, publicou um "esclarecimento público" no que sustenta que durante a campanha eleitoral para a Presidência da República, a Igreja só expôs sua posição "nos temas que são parte essencial de sua doutrina".

Ante a campanha de alguns meios de comunicação que buscaram enfrentar o Arcebispo com o candidato Ollanta Humala, o Arcebispo recordou que recebeu em sua casa tanto Humala como sua opositora Keiko Fujimori em encontros separados antes do primeiro turno eleitoral.

O prelado assinalou que "em ambos os casos, expus a posição da Igreja nos temas que são parte essencial de sua doutrina, quer dizer: seu rechaço ao aborto, seu rechaço ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo e a defesa da instituição da família como célula fundamental da sociedade".

O Cardeal reiterou que os dois candidatos, "comprometeram-se formalmente e estiveram de acordo com as colocações que lhes formulei, rechaçando o aborto, o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo; e reconhecendo o papel fundamental da família no desenvolvimento da sociedade".

O Arcebispo lamentou que "de maneira surpreendente, recentemente, introduziu-se no processo eleitoral a discussão sobre as esterilizações realizadas na década de 90, confundindo o eleitorado".

Embora o comunicado não abunda neste tema, o Cardeal Cipriani foi um dos mais enérgicos opositores à campanha de esterilizações forçosas perpetrada durante o governo de Alberto Fujimori e denunciou estes abusos em sua condição de Arcebispo de Ayacucho, a zona mais golpeada pela pobreza e o terrorismo nos anos 90.

O Cardeal Cipriani explicou que em suas reuniões com ambos os candidatos não se mencionou "uma política de esterilizações; pois, como repito, ambos manifestaram seu total respeito à vida e seu rechaço ao aborto".

"Em vistas da honradez e da imparcialidade do processo eleitoral, como Pastor faço esta necessária elucidação pública, a solicitude de muitos paroquianos, confundidos e incomodados por esta campanha indevida, com o único afã de procurar votos e que quebra o jogo limpo que requer a democracia peruana".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar