23 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Relatório enviado ao Vaticano após visita apostólica às religiosas nos EUA

Madre Mary Clare Millea.

Logo depois de uma visita apostólica (investigação) ordenada pela Santa Sé, a visitadora Madre Mary Clare Millea enviou seu relatório final ao Vaticano sobre o estado da vida religiosa feminina nos Estados Unidos.

Em uma nota de Imprensa divulgada este 9 de janeiro a Madre Millea enviou seu relatório à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica,disse que "face às preocupações sobre a vida religiosa que requerem ajuda e atenção, a realidade que se aprecia é a de fidelidade, alegria e esperança".

Junto com o informe geral sobre as comunidades religiosas, a Madre Millea apresenta uma série de relatórios individuais sobre os 400 institutos religiosos ao secretário do mencionado dicasterio vaticano, o Arcebispo Joseph Tobin. Os informes serão completados por volta de abril e maio deste ano.

O Cardeal Franco Rodé, Prefeito Emérito da Congregação, iniciou a visita apostólica em dezembro de 2008 "para olhar a qualidade de vida" das comunidades em todo o país. A Madre Millea, que é a Superiora Geral das Apóstolos do Sagrado Coração do Jesus fiscalizou o processo e liderou boa parte da investigação.

As três primeiras etapas da investigação realizada entre 2009 e 2010 –em 2011 se dedicou a compilar e resumir a informação– incluíram uma série de encontros, questionários e diversas comunicações, junto as visitas a perto da quarta parte das comunidades nos Estados Unidos.

Embora a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica não fixou uma data para anunciar suas conclusões sobre o relatório, a Madre Millea indicou que a visita apostólica "gerou um grande interesse" e alentou "benefícios tangíveis" para a Igreja nos Estados Unidos.

"A atenção em relação à visita gerou uma nova avaliação pelo papel das religiosas na Igreja e a sociedade e incrementou o diálogo e a consciência mútua entre as diferentes comunidades nos Estados Unidos", destacou a visitadora.

Entretanto não toda a atenção foi positiva, já que algumas comunidades desafiaram o mandato e optaram por não proporcionar a informação requerida.

Em opinião da Madre Millea, a visita foi um processo "exigente mas também refrescante" já que permitiu sublinhar "a história e o papel vital da Igreja nos Estados Unidos".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar