22 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bento XVI prepara viagem ao México e Cuba em intensa oração

Cardeal Tarcisio Bertone.

O Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, explicou que o Papa Bento XVI prepara sua viagem apostólica ao México e Cuba com uma intensa oração, e a revisão de seus discursos.

Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, o Cardeal Bertone também recordou que o Santo Padre "ama a Virgem do Guadalupe, a querida Padroeira do México e da América Latina e de todos os países do Caribe".

"Este avocação mariana –agora que o Papa está preparando a viagem ao México-, está vivamente presente cada tarde quando passeia nos Jardins Vaticanos e reza o Terço: passa sempre diante da imagem da Virgem de Guadalupe e da aparição a Juan Diego", indicou.

O Cardeal expressou que ficou realmente impressionado quando o Papa anunciou suas motivações para viajar em concreto ao México.

"João Paulo II, como recordamos, desejava muito peregrinar àquele santuário –o de Cristo Rei em Guanajuato-, mas não pôde fazê-lo por diversos motivos… De modo que Bento XVI disse: ‘Eu devo realizar este desejo de João Paulo II, e ir como seu sucessor a esse Santuário coração da fé heróica do povo mexicano’".

O Cardeal considera que o santuário -conhecido também como Colina do Cubilete e construído em honra aos mártires da perseguição religiosa mexicana-, "um grande sinal do povo mexicano", e "um chamado da história que é exemplar para todas as Igrejas locais do mundo e para todos os países, especialmente agora que se requer heroísmo para conservar e professar a própria fé católica".

Neste sentido, "este é um gesto do Santo Padre que eu acredito que o povo mexicano saberá apreciar plenamente", considerou.

A autoridade vaticana assinalou também que a eleição do México, foi sem dúvida, "uma grande ato de amor a este grande país da América Latina, um grande país católico, um país em pleno desenvolvimento, mas um país onde se cruzam problemas e desafios formidáveis, sobre tudo o desafio da violência, da corrupção, e do narcotráfico, que exigem o compromisso de todos, e de todas as instâncias religiosas, civis, sociais".

O Cardeal Bertone explica que os valores cristãos são "o DNA do povo mexicano", valores "de convivência pacífica, de fraternidade, de solidariedade e de honestidade".

"O Papa leva uma mensagem de ânimo nesta direção e leva esta mensagem dirigida sobre tudo aos jovens para que não se deixem desalentar, para que não se deixem capturar por fáceis objetivos, por fáceis horizontes que possam ser os meros lucros ou a ambição".

Bento XVI convidará os jovens a sentir-se comprometidos "na construção de uma sociedade solidária, uma sociedade honesta, uma sociedade onde cada um encontre seu lugar, e encontra reconhecimento. Esta é uma mensagem de amor, de grande apoio e portanto de otimismo também", acrescentou.

Além disso, o Cardeal Bertone assinalou que a mensagem do Papa será também um forte chamado à defesa da família e o matrimônio "que a união entre o homem e a mulher segundo o projeto primitivo de Criador", e uma exigência à defesa da vida, ao "não matar, e menos ainda assassinar uma criança ainda não nascida no ventre de sua mãe".

"O não matar tem no México certamente um eco muito doloroso, porque lamentavelmente os assassinatos acontecem diariamente, são fatos cotidianos muito dolorosos. E portanto neste ponto, neste mandamento do Decálogo, estamos todos comprometidos em primeira fila", concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar