ROMA, Apr 24, 2012 / 14:54 pm
O Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), o leigo uruguaio professor Guzmán Carriquiry Lecour, assinalou que depois da viagem realizada em março do Papa Bento XVI ao México e Cuba, os latino-americanos sustentam ao Santo Padre com o carinho e a oração.
Em uma recente entrevista concedida ao Grupo ACI realizada em Roma em ocasião de um encontro no qual se avaliou a histórica visita que o Papa fez ao México e Cuba, Carriquiry disse que a viagem foi "extraordinária e excelente. Certamente fez um bem muito grande a nossos povos e me atrevo a dizer também que fez muito bem ao Santo Padre".
A viagem realizada entre os dias 23 e 28 de março às cidades de León, Silao e Guanajuato no México; e Santiago de Cuba e Havana, em Cuba, fez muito bem "a nossos povos porque se viram confirmados, reavivados, renovados, revitalizados na fé, e também na esperança ante tantas situações difíceis que aconteceram muitas vezes ao catolicismo no México e em Cuba", explicou.
Quanto ao Papa, precisou o secretário da CAL, foi também um grande "consolo, felicidade e esperança para o Santo Padre ser acolhido por este carinho, entusiasmo. Ao Papa lhe escapou espontaneamente dizer para esta ocasião ‘nunca fui acolhido numa viagem apostólica com tanto entusiasmo como aqui no México’".
"Isso é um orgulho para todos os latino-americanos, estar de alguma maneira neste dia, próximo ao aniversário do Santo Padre (16 de abril), sustentando ao Papa com o carinho e também com a oração".
A CAL organizou um encontro com latino-americanos em Roma sobre a viagem do Papa. O evento foi realizado na Pontifícia Universidade Urbaniana. O Cardeal Marc Ouellet, Presidente da CAL que acompanhou ao Santo Padre a León e Guanajuato, deu seu testemunho pessoal. Falaram também os embaixadores do México e Cuba ante a Santa Sé. E o secretário da Comissão fez um resumo dos discursos do Pontífice em ambos os lugares.
Também estiveram presentes "sacerdotes latino-americanos que estudam nas universidades pontifícias, religiosos e religiosas das casas generalícias das diversas congregações latino-americanas que estão em Roma, e todo o público interessado", indicou Carriquiry.
O Grupo ACI também conversou com o embaixador de Cuba ante a Santa Sé, Eduardo Delgado Bermúdez, quem disse que a acolhida ao Papa foi "muito calorosa, e com muito afeto, respeito e apreço pelo Santo Padre. Por parte de toda a população, tanto como dos católicos como da população em geral, assim como das autoridades".
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de que continue sendo feriado na sexta-feira Santa, algo que solicitou o Papa e que foi aceito neste ano, o diplomático disse que "é possível, mas ainda não há uma decisão, porque essa decisão compete à Assembléia Nacional e a Assembléia Nacional não se reuniu ainda".
Sobre as relações entre a Igreja em Cuba e o Governo, o embaixador disse que "são boas e se mantêm e continuam se desenvolvendo. Serão melhores e isso esperamos. A visita de Bento XVI certamente vai contribuir de maneira positiva".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar