30 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bento XVI visitará missionários do Verbo Divino pelo aniversário do Concílio Vaticano II

Papa Bento XVI

Em memória aos 50 aniversário do Concílio Vaticano II, o Papa Bento XVI voltará, no próximo 9 de julho, à Casa Internacional da Sociedade da Congregação do Verbo Divino de Nemi (Roma), onde há 47 anos ele colaborou na Comissão sobre a Missão do Concílio Vaticano II, encarregada de preparar o decreto conciliar sobre as missões.

Precisamente nesta casa, os verbitas celebram o capítulo da congregação, e desta maneira o Santo Padre renderá sua particular comemoração ao decreto conciliar dedicado à vida missionária: “Ad Gentes”. O Papa ajudou como perito na elaboração do documento conciliar quando tinha apenas 38 anos de idade,

Em seu editorial "Octava dies" do Centro Televisivo Vaticano, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, fez uma reflexão sobre o Concílio Vaticano II, o compêndio que guia a Igreja Católica há cinco décadas e devido ao qual Bento XVI instituiu o Ano da Fé, que começa no dia 11 de outubro deste ano.

Conforme disse o porta-voz vaticano, o Santo Padre visitará Nemi “não só para saudar os Superiores e participantes no Capítulo do famoso instituto religioso missionário, mas também porque naquele lugar, no ano 1965, ele, jovem teólogo, perito conciliar, tinha participado de reuniões de aprofundamento e re-elaboração de textos, no vivaz e fecundo clima de estudo, debate e oração que acompanhava e preparava as plenárias dos Padres Conciliares em São Pedro”.

O Pe. Lombardi indicou que entre Padres Conciliares e peritos, ainda estão vivos cerca de trinta participantes do Concílio, e seus testemunhos “suscitam uma onda de emoção naqueles que, como nós, mesmo não implicados diretamente, recordam bem aquele tempo extraordinário de ardor, entusiasmo e esperança”.

Neste sentido, recordou que também o Beato João Paulo II teve com uma ativa cooperação na preparação da Constituição “Gaudium et spes”, dedicada à renovação da Igreja querida pelo Papa João XXIII.

Sua participação deu lugar à famosa frase “só no mistério do Verbo encarnado encontra verdadeira luz o mistério do homem”. Uma expressão que, segundo o Pe. Lombardi, “não por casualidade, foi a mais freqüentemente citada por João Paulo II".

“Esperamos que o 50º aniversário que nos preparamos para celebrar em outubro seja ocasião para religar-nos de modo vital àquele clima de escuta do Espírito", assinalou o sacerdote jesuíta.

Este clima facilitará que "a releitura atual dos textos se produza na linha da ‘hermenêutica da reforma, da renovação na continuidade do único sujeito-Igreja que o Senhor nos doou, que cresce no tempo e se desenvolve, mas permanecendo sempre o mesmo, é único sujeito do Povo de Deus em caminho’”, concluiu o P. Lombardi, citando o discurso de Bento XVI à Cúria Romana em 22 de dezembro de 2005.

O Concílio Vaticano II, que congregou centenas de bispos de todo o mundo em diversas sessões entre 1962 e 1965 no Vaticano, e foi um dos acontecimentos eclesiásticos mais importantes da história contemporânea.

O histórico evento, presidido sucessivamente pelos Papas João XXIII e Paulo VI, produziu um corpo de doutrina que busca promover a fé católica no mundo, renovar a vida cristã dos fiéis, adaptar a liturgia e alentar a presença ativa dos leigos na vida da Igreja.

O Concílio produziu um total de 16 documentos; quatro constituições, nove decretos e três declarações conciliares.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar