20 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Vaticano reafirma seu compromisso de investigar o ex-núncio na República Dominicana acusado de abusos

Arcebispo Joseph Wesolowski, Ex-núncio no Rep. Dominicana

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Padre Federico Lombardi, reafirmou o compromisso do Vaticano para prosseguir com as investigações no caso do ex-núncio na Rep. Dominicana, o Arcebispo Joseph Wesolowski.

O sacerdote fez estas declarações logo depois da difusão no fim de semana de uma reportagem onde um adolescente narrou uma série de detalhes dos abusos que ele e outro menino sofreram por parte do Arcebispo Wesolowski.

Em declarações hoje ao grupo ACI sobre o revelado na reportagem transmitida no sábado e também ontem nos meios locais da República Dominicana, o Padre Lombardi explicou hoje que "a Santa Sé já entrou em contato com o Núncio (Wesolowski) que foi afastado de seu cargo e atualmente as investigações seguem seu curso. Não tenho mais nada para dizer".

O ex-núncio foi destituído de seu cargo no último dia 21 de agosto, depois das acusações que pesavam sobre ele e que levaram o Vaticano e a procuradoria da República Dominicana a iniciarem uma investigação sobre o caso.

Em 4 de setembro o procurador Francisco Domínguez disse que a investigação está em sua etapa inicial e que designou um funcionário para acompanhar a investigação fazendo as coordenações necessárias com o Vaticano.

Em 5 de setembro os bispos dominicanos convocaram uma conferência de imprensa em que expressaram seu total respaldo às investigações que as autoridades locais estão realizando sobre este caso.

Nesse dia também pediram perdão pelo caso do ex-núncio e de outros sacerdotes. Em um texto assinado pelo Arcebispo de Santo Domingo e Presidente do Episcopado Dominicano, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, alentaram a "purificar a Igreja, tirando do ministério aqueles que o exercem indignamente e não merecem ser chamados sacerdotes".

Esta purificação, indica o texto, deve dar-se com "a colaboração dos autênticos sacerdotes, que são a maioria, e da comunidade eclesial".

O Cardeal solicitou também à justiça dominicana atuar com "firmeza" e "claridade" ao investigar as denúncias.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar