23 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos pedem apoio internacional para que Israel não construa muro que separaria Belém dos demais territórios da Terra Santa

Um total de treze bispos católicos da África do Sul, Finlândia, Islândia, Espanha, França, Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Polônia e Andorra pediram à comunidade internacional "apoio urgente" para evitar a intenção de Israel de construir um novo muro de segurança que passe pela Cisjordânia de Beit Jala, situada entre Jerusalém e Belém, onde vive um total de 58 famílias palestinas cristãs, conforme informou a Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

Os bispos, agrupados na Coordenadoria pela Terra Santa alertaram que a construção do muro supõe para as famílias cristãs "a ameaça de perder suas terras e seus meios de vida já que destruirá vinhedos, olivares e hortas, e lhes separará de suas terras".

Além disso, embora tenham reconhecido o "direito do Estado de Israel à segurança e a ter fronteiras seguras", destacaram que o traçado do muro excede o limite da Linha Verde que a comunidade internacional reconhece como os limites do mesmo.

Segundo os bispos, a intenção do governo israelense com a construção do muro é "consolidar zonas de assentamentos e separar de forma permanente Belém de Jerusalém", por isso insistiram na ilegalidade da construção do muro –de acordo com uma opinião consultiva de referência da Corte Internacional de Justiça– e na "violação flagrante" que supõe segundo acordos de Genebra e a Declaração Universal dos Direitos humanos.

Os bispos católicos pediram orações para evitar a construção do muro e reiteraram o seu pedido aos governos dos países para que "animem Israel a cumprir com a lei internacional" e a que "respeite os meios de vida destas famílias para que o povo de Beit Jala seja protegido de uma maior expropriação de suas terras e lares".

O Papa Francisco confirmou no dia 5 de janeiro deste ano que visitará as duas cidades (Jerusalém e Belém) nos dias 24 e 26 de maio, em uma viagem à Terra Santa durante a qual também visitará Ammán, a capital jordana, depois de ter sido convidado tanto pelo presidente israelense, Shimon Peres como pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abas.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar