ROMA, Jan 9, 2015 / 11:52 am
O Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco, chamou os representantes do Islã a condenarem em conjunto o ataque terrorista à revista Charlie Hebdo, e advertiu sobre o perigo de que este atentado coloque em risco o valor da liberdade.
Em declarações à imprensa italiana, o Cardeal assinalou que o ocorrido em Paris é "um fato muito grave que deve levar à reflexão não só a Europa, mas ao mundo inteiro".
Depois do atentado, quatro imãs franceses, assim como a Comissão Islâmica da Espanha, condenaram o ataque. Enquanto que o grupo extremista Estado Islâmico (ISIS) chamou os assassinos de "heróis".
Nesse sentido, o Cardeal disse que "todos esperamos que o Islã, em seu conjunto, possa condenar publicamente e com extrema clareza este fato muito grave porque nunca se pode fazer violência em nome de uma religião, de nenhuma religião e em nome de Deus".
O Presidente da CEI recordou que "a liberdade é um grande valor que tem as raízes no coração do homem e do Evangelho" e que foi aperfeiçoada por Jesus. "Não é a invenção de alguma cultura, mas tem as suas raízes no Evangelho, uma liberdade para todos, sem classes, sem propriedade, sem distinções de cultura".
Entretanto, advertiu que a liberdade corre o risco "de ser colocada em discussão por estes ataques absurdos que todo mundo deve absolutamente condenar, inclusive o mundo muçulmano moderado, o verdadeiro", por outro lado, assinalou que "o mundo ocidental deve estar muito atento para cultivar os verdadeiros valores porque uma liberdade sem valores é uma liberdade vazia".
Por sua parte, o Secretário Geral da CEI, Dom Nunzio Galantino, criticou o ataque e disse que "isso deve fazer com que todos reflitam". "Graças a Deus que todas as partes condenaram o que aconteceu", indicou, porque o silêncio "poderia ver-se como um tipo de apoio".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar