ROMA, Apr 28, 2005 / 18:00 pm
O destacado vaticanista italiano Sandro Magister do semanário L’Espresso assinalou em uma análise dos recentes fatos e ditos do Papa Bento XVI que a “reforma da reforma” já começou.
Magister revela que a intenção inicial do Pontífice era celebrar sua solene inauguração na Praça de São Pedro porque ali a arquitetura ajuda a “centrar melhor o olhar não no Papa mas sim em Cristo”.
Magister revela também que o Santo Padre disse aos cardeais na própria Capela Sistina onde foi eleito como Papa, que faria da Eucaristia o centro de seu programa como sucessor de São Pedro. O perito assinala que esta centralidade da Eucaristia se percebe no cuidado que se pôs nas celebrações até agora realizadas, onde hão destacado “a eloqüência e a riqueza de símbolos”.
Magister analisa detalhes da liturgia de inauguração do Pontificado de Bento XVI que poderiam ter escapado ao olhar de quem não conhece, e assinala como todos eles são sinais eloqüentes do estilo do novo Papa.
“Com sua extraordinária paixão pela liturgia –escreve Magister-, Bento XVI é indiscutivelmente o Papa da nova tradição: feita de textos, de ritos, de arte, de música”.
O vaticanista do semanário L’Espresso analisa também, alguns textos recentes do então Cardeal Joseph Ratzinger, e assinala na sua análise algumas das reformas que podem esperar-se do novo Pontífice.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar