SANTIAGO, Jun 6, 2016 / 17:00 pm
Na terça-feira, 31 de maio, aconteceu a sessão de abertura para a causa de beatificação de Pe. Joseph Cappel Farfsing, sacerdote americano da Ordem de Padres Missionários de Maryknoll, exorcista e padre durante 55 anos da região de Curepto, localizada a 300 quilômetros de Santiago, no Chile.
A cerimônia oficial foi realizada no Lar de Idosos Joseph Cappel, fundado pelo próprio sacerdote, o qual acolhe atualmente 19 adultos.
O vice postulador da causa, Ricardo Rojas Valdés, conversou com o Grupo ACI e expressou que este primeiro passo "significa um reconhecimento a voz popular. Ninguém duvida que o Padre Joseph Cappel era uma pessoa excepcional".
"Durante toda sua vida, viveu as virtudes heroicas que a Igreja pede para qualificar alguém como um santo. Todo mundo tem algo que dizer com relação ao bem que ele praticou. Embora mantivesse seu sotaque estrangeiro, o Padre Cappel se expressava com a linguagem do amor, do amor pelos pobres e pelos doentes", comentou Rojas.
Na abertura da causa estiveram presentes os vizinhos de Curepto e também o Arcebispo Emérito de La Serena, Dom Bernardino Piñera, que atualmente tem 100 anos de idade, e o Pe. Jaime Correa, assessor da causa do Pe. Cappel e que foi vice-postulador do processo de canonização de São Alberto Hurtado.
Antes do ato solene, foi celebrada uma Eucaristia na qual o Bispo de Talca, Dom Horácio Valenzuela, destacou que a causa foi aberta em um dia especial como a Festa da Visitação de Maria e dos 12 anos do falecimento do sacerdote.
"Quando uma pessoa se encontra com o Senhor, quando uma pessoa tem Deus no seu coração, a primeira coisa que faz é procurar a quem servir, consolar, ajudar e levantar se estiver cansado, a quem orientar", expressou.
"O Padre Joseph transmitia bondade, simplicidade e serviço, porque havia encontrado alguém que o amou intensamente e o converteu em um homem simples, serviçal, despreocupado por si mesmo".
Breve biografia
O Pe. Joseph Henry Cappel Farfsing nasceu no dia 16 de novembro de 1908 em Covington, Estados Unidos. Foi o quinto de sete filhos, dos quais dois deles chegaram a ser sacerdotes.
Desde pequeno sempre andou em bicicleta e nunca deixou de mobilizar-se desta forma. Gostava de arrumar coisas ou inventá-las. Um de suas primeiras conquistas pessoais foi inventar um aparelho de rádio.
Estudou licenciatura em Filosofia na Universidade de Dayton em Ohio e outros dois anos no seminário diocesano São Gregório em Cincinnati. Até que finalmente entrou para a congregação Maryknoll em setembro de 1931 e foi ordenado sacerdote em 16 de junho de 1935.
Na congregação, conheceu a vida missionária, da qual se apaixonou e teve como motivação pessoal a missão de "converter o mundo" por meio da evangelização.
Depois da sua ordenação, foi enviado às missões de Masan e de Chinnampo em Peng Yang, na Coreia. Em 1937, foi transferido ao setor montanhoso de Yalu River, à missão de Chu Ko Chin. Entretanto, o começo da Segunda Guerra Mundial era iminente e quando aconteceu o ataque à base naval dos Estados Unidos, Pearl Harbor, no Havaí, foi preso pelos japoneses em 1941 junto com outros nove sacerdotes.
Foi repatriado ao seu país até que a congregação o enviou novamente como missionário ao Chile em 1943. Serviu em Chillán e Temuco e alguns anos depois foi nomeado assistente e em seguida pároco de Nossa Senhora do Rosário em Curepto, cidade de Talca, onde permaneceu até sua morte em 31 de maio de 2004.
Foi nomeado exorcista da Diocese de Talca pelo Bispo daquela época, Dom Manuel Larraín. Recebeu a nacionalidade chilena em 1995 em reconhecimento à "sua vida e obra social desenvolvida em benefício dos mais pobres e necessitados".
A comunidade de Curepto esperava ansiosamente a abertura da causa de beatificação do Pe. Cappel. Por isso, em agosto de 2014, em meio à bênção de um monumento instalado na praça principal do município, onde aparece o sacerdote andando de bicicleta, os vizinhos e paroquianos assinaram uma carta para solicitá-la.
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar