15 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Como Madre Teresa de Calcutá levou esta mulher à Comunidade Shalom

Exposição sobre a vida de Madre Teresa de Calcutá. | Facebook Festival Halleluya

A futura Santa Teresa de Calcutá também está presente no Festival Halleluya deste ano, em uma exposição sobre sua vida. Esta mesma mostra levou sua organizadora a conhecer e ingressar na Comunidade Católica Shalom.

Paloma Llado é quem organiza a exposição "Madre Teresa: Vida, Espiritualidade e Mensagem", que já possui 12 anos de existência e percorreu vários lugares. "Esta exposição começa em 2004 com a beatificação de Madre Teresa, em Roma, e a partir daí a ela tem peregrinado por muitos lugares", contou ao site do Halleluya, lembrando que esteve com a exposição nas Jornadas Mundiais da Juventude de Madri (2011) e Rio de Janeiro (2013).

Foi na Cidade Maravilhosa que Paloma conheceu a Comunidade Shalom. "Então – assegura – minha gratidão a Madre Teresa é muito grande, pois conheci e entrei na comunidade graças a ela".

Paloma explica que a exposição é composta por textos e fotos sobre a vida da fundadora das Missionárias da Caridade, "desde o começo, quando ela nasce na Albânia, até a morte e depois".

Na mostra, explica, é apresentado "como ela se sentiu chamada à vida consagrada, quando Jesus a chamou, que é denominado 'um chamado dentro do chamado', pois ela já era freia aos 18 anos, mas Deus a chamou a uma entrega mais profunda de serviço aos pobres".

Para Paloma Llado, Madre Teresa tem muito a falar do amor a Deus aos jovens, de servir e ser instrumento nas mãos do Pai e que Ele quer demonstrar Seu amor ao mundo através de cada pessoa.

A exposição sobre Madre Teresa está aberta à visitação no Espaço Vida da Arena do Halleluya. Nesse mesmo espaço está sendo feita a coleta de alimentos não perecíveis, doação de sangue e cadastro de medula óssea em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), além de uma programação com palestras e triagem que visa à prevenção e ao combate às drogas.

O Festival Halleluya este ano comemora seus 20 anos de evangelização da juventude. Acontece desde a quarta-feira, 20, em Fortaleza (CE), e segue até este domingo, 24.

Futura santa

A Beata Teresa de Calcutá será canonizada pela Papa Francisco no próximo dia 4 de setembro, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A canonização da "Santa dos pobres" será um dos eventos mais destacados durante o Jubileu da Misericórdia. Segundo o calendário, no dia 4 de setembro de 2016 irá acontecer o "Jubileu dos voluntários e operadores da misericórdia", precisamente em memória da Madre Teresa cuja festa é celebrada em 5 de setembro, dia no qual faleceu em 1997.

Madre Teresa de Calcutá nasceu na atual República da Macedônia. Consagrou-se às Irmãs de Nossa Senhora de Loreto aos 18 anos. Sua jornada de amor aos pobres inicia em um lar infantil, na Índia, onde serviu como professora, mas não se contentou apenas em lecionar e começou uma série de ações para ajudar aquelas crianças.

Ao longo do tempo, foi ganhando a confiança das pessoas da comunidade, as quais passaram a ajudá-la em suas ações de caridade. O movimento cresceu e ela fundou a Congregação das Missionárias da Caridade e estabeleceu a presença missionária em inúmeros países, ajudando todos que estivessem em situação de abandono.

Morreu em 5 de setembro 1997 e foi beatificada seis anos depois por São João Paulo II, no dia 19 de outubro 2003.

Confira mais informações sobre o Festival Halleluya no site oficial do evento: http://festivalhalleluya.org/.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar