VATICANO, Jun 1, 2005 / 11:49 am
Na Audiência Geral desta quarta-feira realizada na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI meditou em torno do Cântico "Cristo Servo de Deus" (Fil 2, 6-11) e convidou a todos os fiéis a uma cada vez mais perfeita conformação com o Filho de Deus.
Nas suas palavras iniciais, o Santo Padre disse que Cristo “encarnado e humilhado na morte mais infame é proposto como um modelo vital para o cristão” quem “deve ter os mesmos sentimentos que teve Cristo Jesus” em palavras do Apóstolo dos gentis.
O Senhor –disse o Papa– inclusive sendo de natureza divina e contar com tudo o que isso implica, “não usa seu ser igual a Deus, sua dignidade gloriosa e sua potência como instrumento de triunfo, sinal de distância, expressão de lhe esmagadora supremacia”, mas bem, “Ele se humilhou, despojou-se a si mesmo, mergulhando sem reservas na mísera e débil condição humana”, de modo que “a forma divina se esconde em Cristo sob a forma humana, quer dizer, sob nossa realidade marcada pelo sofrimento, a pobreza, o limite e a morte”.
A Papa ressaltou que a humanidade de Cristo “é a realidade divina em uma experiência autenticamente humana. Deus não aparece somente como um homem, mas se faz homem e se faz realmente um de nós, faz-se realmente ‘Deus conosco’, que não se conforma nos vendo com olhos benignos desde o trono de sua glória, mas se introduz pessoalmente na história humana, fazendo-se carne, quer dizer, realidade frágil, condicionada pelo tempo e pelo espaço”.
Diante dos milhares de fiéis congregados na praça vaticana, Bento XVI afirmou que a morte de Cristo “nasce de sua livre eleição de obediência ao desígnio de salvação do Pai”, morte degradante em que o Senhor "é verdadeiramente irmão de cada homem e de cada mulher, também daqueles obrigados a um fim atroz”.
convite a entrar nos sentimentos de JesusAs melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar