21 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Cristãos no Egito ganham um novo direito

Mosteiro copta ao lado da Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém. Flickr Jaime Silva (CC-BY-NC-ND 2.0)

Os cristãos no Egito conseguiram fazer com que o Supremo Tribunal Constitucional reconhecesse o seu direito de ter um mês de férias pagas para poderem peregrinar a Jerusalém.

A sentença do tribunal máximo egípcio assinala o caráter inconstitucional de vários artigos do Código Civil para Funcionários Públicos, pois reconheciam o direito dos muçulmanos de ter férias pagas para poder peregrinar a Meca, mas os cristãos não tinham um direito semelhante.

Esta decisão supõe mais um passo no caminho de reconhecimento dos cristãos egípcios como cidadãos de direito pleno.

Trata-se de uma aplicação prática da Constituição de 2014, a qual estabelecia que todos os cidadãos egípcios são iguais perante a lei.

Segundo Dom Antonios Aziz Mina, Bispo Emérito de Gizá dos Coptos Católicos, trata-se de uma decisão "justa e moral. Que o Tribunal reconheça que todos os egípcios, tanto cristãos como muçulmanos, são iguais em todos os âmbitos da sociedade, assim como no tema das peregrinações, trata-se de algo muito bom que pode favorecer a convivência no Egito".

Esta medida pode dar um novo apoio para peregrinações dos cristãos à Terra Santa.

Cabe recordar que em 1979, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Copta do Egito, a maior Igreja de cristãos no país, proibiu os seus fiéis de peregrinar a Jerusalém. Tratava-se de uma medida de solidariedade aos cristãos palestinos ante a ocupação de Israel em Jerusalém e de outros territórios da Palestina.

Como consequência disso, muitos cristãos egípcios deixaram de visitar os lugares santos do cristianismo na Palestina.

Entretanto, embora esta proibição permaneça em vigor, a normalização das relações entre Israel e Egito, especialmente a visita do Patriarca copto Tawadros II a Jerusalém em novembro de 2015, fez com que muitos cristãos egípcios começassem a peregrinar a Jerusalém.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar